Currículo e Jogos Digitais Educativos possibilidades de articulação de demandas sociais

Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade

Endereço:
Rua Silveira Martins - Cabula
Salvador / BA
41150-000
Site: http://[email protected]
Telefone: (91) 9804-9827
ISSN: 2358-0194
Editor Chefe: Elizeu Clementino de Souza
Início Publicação: 09/02/2021
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas

Currículo e Jogos Digitais Educativos possibilidades de articulação de demandas sociais

Ano: 2023 | Volume: 32 | Número: 71
Autores: COELHO, Patrícia Margarida Farias. COSTA, Marcos Rogério Martins. VELENTE, José Armando.
Autor Correspondente: COELHO, Patrícia Margarida Farias | [email protected]

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Educação; Jogos; Língua Portuguesa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste estudo é refletir sobre como os jogos educativos podem auxiliar os currículos escolares a atender as demandas sociais. Foram selecionados dois campos recentemente inseridos por leis: (i) as relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira; e (ii) o incentivo à cultura de paz. Para associá-los, integramos jogos digitais aos processos de ensino e de aprendizagem e adotamos o método da pesquisa-ação. Os resultados do trabalho, desenvolvido em uma escola pública paulistana, demonstraram ser possível a integração das demandas sociais e dos conteúdos curriculares por meio de jogos educativos.



Resumo Inglês:

The aim of this study is to reflect on how educational games can help school curricula to meet the social demands. Two fields recently inserted by laws were selected: (i) ethnic-racial relations and the teaching of Afro-Brazilian History and Culture; and (ii) the promotion of a culture of peace. To associate them, we integrate digital games into the teaching and learning processes and adopted the research-action method. The results of the study, developed in a public school in São Paulo, showed that it is possible to integrate social demands and curricular contents through educational games.



Resumo Espanhol:

El objetivo de este estudio es reflexionar sobre cómo los juegos educativos pueden ayudar a los currículos escolares a satisfacer las demandas sociales. Se seleccionaron dos campos introducidos recientemente por la ley: (i) las relaciones étnico-raciales y la enseñanza de la Historia y la Cultura Afrobrasileñas; y (ii) fomentar una cultura de paz. Para asociarlos, integramos juegos digitales en los procesos de enseñanza y aprendizaje y adoptamos el método de investigación-acción. Los resultados del trabajo, realizado en una escuela pública de São Paulo, demostraron que es posible integrar demandas sociales y contenidos curriculares a través de juegos educativos.