O artigo aborda questões estéticas e funcionais das representações de espaços urbanos em mundos virtuais. Além de estudar a experiência do indivÃduo com cenários eletrônicos, é lançado um olhar crÃtico à s inserções publicitárias na sua paisagem (urbana): Second Life (metaverso), GiraBologna (cibercidade) e Tomb Raider (videogame). A investigação é guiada por observações exploratórias e análises qualitativas, nos quais são identificados elementos da composição espacial e da interação do usuário que influenciam a experiência com anúncios publicitários em mundos virtuais.
This paper is about functional and aesthetics issues of urban spaces when represented in virtual worlds. Besides studying the individual’s experience with electronic scenarios, a critical look is released to advertising inserts in their (urban) landscape: Second Life (metaverse), GiraBologna (cibercity) and Tomb Raider (videogame). The research is conducted through exploratory observations and qualitative analyses, in which authors identify details of the spatial composition and the user’s interaction influencing the advertising perception in virtual worlds.
El artÃculo aborda cuestiones estéticas y funcionales de los espacios urbanos cuando representados en mundos virtuales. Además de estudiar la experiencia del individuo con escenarios electrónicos, lanzase una mirada crÃtica a las inserciones publicitarias en su paisaje (urbana): Second Life (metaverso),
GiraBologna (ciberciudad) y Tomb Raider (videogame). La investigación se leva a cabo por observaciones exploratorias y análisis cualitativos, en los cuales se identifican elementos de la composición espacial y interacción del usuario que influencian la experiencia de publicidad en mundos virtuales. Palabras-clave: cibercultura, mundos virtuales, diseño, publicidad.