Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas.
In this article, the symbolic values and discursive strategies present in fashion editorials produced by two different modelsof clothing companies are analyzed:one fast fashion brand and one slow fashion brand. To this end, the theoretical- methodological apparatus of discursive semiotics developed by Algirdas Julien Greimas is used, with a view to raising interpretive hypotheses and apprehending the effects of meaning linked to the photographic images of these two business models. As a result, the readings of the visual elements that are part of the analyzed editorials suggest the promotion of distinct values that point to the possible ideological positions discursivized by the brands.
En este artículo, se analizan los valores simbólicos y las estrategias discursivas presentes en los editoriales de moda producidos por dos modelos diferentes de compañías de ropa: uma marca de fast fashion y uma marca de slow. Para ello, se utiliza el aparato teórico- metodológico de semiótica discursiva desarrollado por Algirdas Julien Greimas, para plantear hipótesis interpretativas y comprender los efectos del significado ligado a las imágenes fotográficas de estos dos modelos de negocio. Como resultado, las lecturas de los elementos visuales que componen los editoriales analizados sugieren la promoción de valores distintos que apuntan a las posibles posiciones ideológicas discursivizadas por las marcas.