Educação Científica; Experimentação; Pesquisa Bibliográfica

Revista Insignare Scientia - RIS

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ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Educação Científica; Experimentação; Pesquisa Bibliográfica

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Valena da Silva Teles Jailson Silveira de Souza Elaine Silva Dias
Autor Correspondente: V. S. Teles | [email protected]

Palavras-chave: Ludicidade, jogos educacionais, mendelismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os jogos didáticos auxiliam no processo ensino-aprendizagem por integrarem o aprender e o brincar. O objetivo deste estudo foi o de desenvolver um jogo didático e avaliá-lo como instrumento facilitador da aprendizagem do conteúdo de genética referente à 1ª Lei de Mendel. O jogo produzido foi o do tipo tabuleiro, nomeado “Na Trilha com Mendel”, e este foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Questionários foram utilizados para obter informações sobre a contribuição do jogo para a aprendizagem dos alunos e as percepções de ambos, alunos e professores. O jogo resultou em uma melhora na taxa de respostas corretas, com um aumento médio de 11% na comparação das respostas antes e depois o jogo. Além disso, a partir dos questionários de percepção, observamos uma melhora na relação aluno-aluno. O estudo também fornece informações sobre as dificuldades em aprender e ensinar a 1ª Lei de Mendel. O jogo, aqui proposto, contribui para o ensino do conteúdo específico, constituindo-se como um instrumento alternativo para o processo de ensino-aprendizagem de genética, outrossim, a ferramenta proporciona uma melhor interação entre os sujeitos da sala de aula

Resumo Inglês:

Didactics games help to teach by integrating learning with fun. This study aimed thus to develop a didactic game and evaluate it as a facilitating instrument for learning Mendel's 1stLaw in genetic classes. A board game was produced, named “Na Trilha com Mendel”, which was applied in two second year high school classrooms. Questionnaires were used to gather information about the game contribution to the student learning and the perceptions of both students and teachers. The game led to an improvement in the correct answers rate, with an increase of 11% on average, when comparing the answers before and after the game. In addition, from the perception questionnaires, we observed a betterment in the student-student relationship. The study also provides information about the difficulties in learning and teaching Mendel's 1st Law. The game, proposed herein, contributes to the teaching of the specific content, constituting itself as an alternative instrumentfor the teaching-learning process in genetics; moreover, the tool provides a better interaction among the individuals in the classroom.