Educação e vida sociocultural em Teresina numa dimensão sociolinguística: a língua nos processos interacionais na escola e na sociedade - projeto língua, escola e sociedade (LES)

Revista do GELNE

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova
Natal / RN
59064-741
Site: https://periodicos.ufrn.br/gelne/index
Telefone: (84) 3342-2220
ISSN: 1517-7874
Editor Chefe: Sulemi Fabiano Campos
Início Publicação: 31/05/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

Educação e vida sociocultural em Teresina numa dimensão sociolinguística: a língua nos processos interacionais na escola e na sociedade - projeto língua, escola e sociedade (LES)

Ano: 1999 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: C. S. S. M. COSTA, I. A. LOPES, M. A. C. M. SERRA, J. M. B. LIMA, M. G. S. B. LIMA
Autor Correspondente: C. S. S. M. COSTA, I. A. LOPES, M. A. C. M. SERRA, J. M. B. LIMA, M. G. S. B. LIMA | [email protected]

Palavras-chave: Escrita; Leitura; Oralidade; lingüística

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Projeto LES é um projeto integrado em Sociolingüística Educacional constituído de 5 subprojetos que partilham a mesma justificativa e seguem procedimentos metodológicos afins. Esses subprojetos têm os seguintes temas: a Escrita, a Leitura,a Oralidade, Interação face a face, Formação do Professor e Integração escola versus comunidade.O projeto, então, caracteriza-se por sua preocupação com problemas de ensino de língua, principalmente nas atividades de oralidade, escrita, leitura e interação lingüística, que são problemas responsáveis pelo fracasso escolar. Considera-se fracasso um fenômeno social na medida em que é afeto a um dado grupo social; logo sua investigação terá que ser necessariamente de natureza social. Fracasso apenas de modo específico se vincula a um certo desempenho de membros de um determinado grupo em situação formal de ensino, portanto, resulta de dificuldades que esses membros apresentam relativamente ao processo de ensino-aprendizagem, sendo que na escola,tais dificuldades manifestam-se principalmente no ensino-aprendizagem da leitura, da escrita e oralidade habilidades e atividades básicas para o desenvolvimento das demais atividades formais de ensino em todas as áreas de cognição que ali se desenvolvem.