O presente trabalho pretende realizar uma leitura acerca dos discursos que constituem o imaginário social em relação ao indígena na sociedade brasileira, mais especificamente, das aldeias do Município de Dourados/MS. Para a reflexão, traremos o enunciado- “As crianças da aldeia não nascem espertinhas como as da cidade”, presente na narrativa de uma professora. O trecho narrativo é um recorte do trabalho desenvolvido por Figueiredo, (2013), nas escolas indígenas do referido município. Como base teórica para esse trabalho, nos pautamos nas concepções da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mais pontualmente em Pêcheux (1988) no que tange a questão de formação discursiva (FD) e formação imaginária (FI), por entendermos que os dizeres da atualidade estão atrelados a outros discursos constituídos ao longo da história. Nesse sentido, buscamos como pano de fundo, o texto – “Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes” do autor sociólogo, Boaventura de Sousa Santos, por entender que o mesmo possibilita uma visualização da existência de divisão radical da realidade em “deste lado da linha” e “do outro lado da linha” que relega o outro lado à inexistência, invisibilidade e exclusão. (SANTOS, 2010, p. 23).
This present work intends to carry out a reading about discourses that forms the social imaginary in relation to the natives in Brazilian society, specially from Dourados villages, MS. In the view of the circumstances, we should consider the assertion – “The native children that not were born as shrewd as those from the city”, which is presented in a teacher’s narrative. This text is a cutting from a work developed by Figueiredo, (2013), in native schools of this city. As theoretical basis for this essay, we listed the Discourse Analysis (DA) from French ideas, in particular by Pêcheux (1988) with regard to the discourse formation (DF) and imaginary formation (IF) since we understanding that the current sayings are attaching to other discourses established over the history. So, we search as a backdrop, the text - “Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes” from socialogical author, Boaventura de Sousa Santos, by perceiving that he makes possible a reality visualization from an extreme division from reality in “this side of line” and “the other side of line” which disdain the another side to the nonexistence, invisibility and omission. (SANTOS, 2010, p. 23).