O presente artigo tem sua origem nas reflexões advindas de pesquisa em andamento acerca das possibilidades da educação musical no contexto da indústria cultural, a partir de uma ótica que valorize seu componente emancipador, tendo como referência a conceituação adorniana de formação cultural. O foco desta investigação é a atuação do pedagogo em relação à educação musical, cuja
obrigatoriedade, prevista pela Lei n. 11769/08, tem favorecido o surgimento de diversas propostas de ensino, grande parte delas ancoradas nos produtos massificados da indústria cultural. No recorte apresentado, em primeiro lugar, apresenta-se um breve panorama da conjuntura atual, notadamente a da rede pública da cidade do Rio de Janeiro, lócus da investigação, e a demanda para o atendimento à referida lei, levando em consideração o número de licenciados em Música e a participação de pedagogos. A fim de se observar as condições de atuação/formação desse pedagogo, é apresentado, em seguida, um levantamento do espaço reservado aos conteúdos musicais nos currÃculos de Pedagogia das quatro principais universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Na conclusão, apontamos para elementos que possam fundar uma proposta de educação musical que seja emancipadora.
The present article was based on the reflexions which came from the research in development about the possibilities of musical education in the context of the cultural industry, considering mainly a point of view which valorizes its ability to promote emancipation, using as reference the Adorno´s idea of cultural formation. This investigation is focused in the relation between the teacher and the musical
education, which has been officially declared mandatory through a Brazilian law and which has allowed the development of many different pedagogical proposals; most of them based on products worldwide spread by the cultural industry. This study presents, firstly, a brief scenario of the usual context at Rio de Janeiro´s public schools, where this investigation takes place. It is also presented the
requests to answer the needs of that brazilian law, considering the number of music teachers and the role of the pedagogues. Aiming to observe the real conditions of this pedagogue´s formation/participation, this study presents the spaces destined to music subjects inside the Pegagogy Graduation Courses in the main four public universities in the state of Rio de Janeiro. In conclusion, it points some elements which can promote the development of a musical education proposal emancipating.