A educomunicação como princípio indissociável da extensão universitária, do protagonismo juvenil e da coesão social: o caso da rede coque vive.

Poiésis

Endereço:
Avenida José Acácio Moreira, nº 787 - Bairro Dehon
Tubarão / SC
88704900
Site: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index
Telefone: (48) 3621-3367
ISSN: 21792534
Editor Chefe: Letícia Carneiro Aguiar
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

A educomunicação como princípio indissociável da extensão universitária, do protagonismo juvenil e da coesão social: o caso da rede coque vive.

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: Especial
Autores: Doriele Andrade-Duvernoy, Jean-Claude Régnier
Autor Correspondente: Doriele Andrade-Duvernoy | [email protected]

Palavras-chave: extensão universitária, educomunicação, protagonismo juvenil, coesão social, rede coque vive

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo visa a discutir a importância da intersecção entre a extensão universitária e os princípios da educomunicação. Extensão universitária e educomunicação se entrelaçam, atendendo às exigências de formação universitária. Para ilustrar estas discussões, apresentaremos o projeto de extensão “Coque Vive: comunicação, educação e cultura” (UFPE-Recife). As ações desenvolvidas nesse projeto de extensão nos permitiram identificar como os princípios da educomunicação podem contribuir no enriquecimento das ações extensionistas, na promoção do protagonismo juvenil e da coesão social. A criação de ecossistema comunicativo visa a estabelecer uma linguagem comum entre a educação e a comunicação, numa busca constante de novas formas de ação e de novas experiências de formação e transformação. Essa perspectiva pode oferecer elementos necessários à reflexão sobre as políticas públicas de extensão universitária.