Engenhos de Visualização e “modos de ver”: um outro discurso sobre a arché fotográfica
Contemporanea
Engenhos de Visualização e “modos de ver”: um outro discurso sobre a arché fotográfica
Autor Correspondente: PICADO, Benjamim | [email protected]
Palavras-chave: Fotografia, Discurso visual, Dispositivo
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Pretende-se examinar aqui algumas questões relativas à s vertentes das teorias da fotografia que investem com mais força na valorização das condicionantes técnicas de sua origem: chamadas de “argumentos do dispositivoâ€, estas teorias continuam nutrindo fortemente o modo de se pensar certas questões relativas à significação das imagens fotográficas, sobretudo enfatizando no debate sobre este status semiótico os pressupostos ontológicos sobre uma suposta natureza ou origem da fotografia e de seu dispositivo de rendição. Procuramos examinar as matrizes deste discurso, a partir das relações entre duas grandes vertentes de desenvolvimento das teorias da fotografia, aquela mais própria à pragmática (representada pelo ensaio L’Image Precaire, de Jean-Marie Schaeffer) e o debate sobre o caráter representacional da fotografia (numa série de escritos publicados durante os anos 70 e 80 do último século, em Critical Inquiry).
Resumo Inglês:
The article intends to examine certain questions on the contemporary theories of photography that deals with the technical variables of the origin of photographic visual meaning: these theories develop what we shall thereby call ärguments on the apparatusâ€, which are still very influential in the ways adopted to access the semiotical features of these images, above all stressing out the ontological features of some assumed “photographic natureâ€, always connected with its technological apparatus. We seek to examine the guidelines of such a discourse, departing from the relationships between two of the most important trends in theories of photography, one more connected with pragmatics of visual experience (represented by Jean-Marie Schaeffer’s imortant essay, L’Image Précaire) and the debate on the representational character of photography (in a series of writings published between the 70’s and 80’s in Critical Inquiry).