Ensinando filosofias no Teatro de Bonecos. Bonequeiro – ator-bonequeiro – performer

Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Endereço:
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-100
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 2595-0347
Editor Chefe: Prof. Dr. Paulo Balardim
Início Publicação: 15/06/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Ensinando filosofias no Teatro de Bonecos. Bonequeiro – ator-bonequeiro – performer

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 14
Autores: Henryk Jurkowski
Autor Correspondente: Henryk Jurkowski | [email protected]

Palavras-chave: Boneco. Bonequeiro. Ator. Performer. Teatro de bonecos material.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Comecemos pela terminologia. As palavras devem responder pelo que designam. Assim, o teatro de bonecos significa um teatro no qual o boneco (como figura tridimensional real ou fantástica) domina. Todos os outros fenômenos, como a sombra, a mão ou o teatro de objetos deveriam ter seu próprio nome para eliminar o caos na terminologia. Este artigo fala sobre a formação de bonequeiros verdadeiros no teatro de bonecos verdadeiro. Existem quatro tipos de bonequeiros: 1) natural – uma pepita; 2) formado no teatro ou em vários cursos; 3) bonequeiro-ator, formado em academias seguindo os princípios dramáticos; 4) bonequeiro-performer virtual, que busca seus impulsos nas artes visuais e na energia da matéria. Uma vez que a experiência com a formação do ator-bonequeiro falhou, o performer pode ser o verdadeiro bonequeiro do futuro.