OBJETIVO: Identificar o entendimento dos diabéticos atendidos em um hospital de referência no Recife-PE sobre sua doença.
METODOS: Foi usado método transversal, analítico e quantitativo, através de questionário com 50 pacientes na sala de espera de hospital público em Recife-PE. O questionário visou avaliar o conhecimento das causas e consequências da doença, tratamento atual e adesao à terapêutica.
RESULTADOS: Para 16% dos entrevistados, diabetes mellitus, referem que a doença sao alteraçoes metabólicas e elevaçao nos níveis de açúcar no sangue. De acordo com os dados da pesquisa, 30% dos entrevistados alegam que a sua doença podia ser de causa hereditária, já outros 18%, relataram que o excesso na alimentaçao pode ter contribuído para o aparecimento da doença.
CONCLUSÃO: De acordo com os dados obtidos pode-se concluir que um controle sistemático dos níveis glicêmicos, bem como uma mudança no estilo de vida é fundamental para a prevençao de complicaçoes e sequelas causadas pelo diabetes melittus.