Entre o rosto maquilado e a carne viva e purulenta: relações dialógicas de alteridade no conto “A bela e a fera ou a ferida grande demais”, de Clarice Lispector

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Entre o rosto maquilado e a carne viva e purulenta: relações dialógicas de alteridade no conto “A bela e a fera ou a ferida grande demais”, de Clarice Lispector

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Benício Mackson Duarte Araújo, Orison Marden Bandeira Melo Júnior
Autor Correspondente: Benício Mackson Duarte Araújo | [email protected]

Palavras-chave: dialogismo, alteridade, A bela e a fera ou a ferida grande demais, Clarice Lispector

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A relação entre o mundo da vida e o mundo da arte é de constante interação e troca, em que o fio discursivo das narrativas ficcionais evidencia a representação de estruturas sociais e dos espaços nelas demarcados pelos sujeitos discursivamente constituídos. Pensando nessa interação, este trabalho tem o objetivo de analisar a protagonista do conto “A bela e a fera ou a ferida grande demais”, de Clarice Lispector, com base nos escritos de Bakhtin (2011; 2014; 2015; 2018) e Volóchinov (2019), a fim de discutir as marcas da alteridade que emergem em e entre as personagens na narrativa ficcional. Concluímos que a autora cria, ficcionalmente, um embate entre as estruturas sociais representadas pelo rosto maquilado da protagonista e pela ferida purulenta da personagem mendigo, evidenciadas pelas marcas da alteridade na composição das personagens e, de modo mais acentuado, na criação da figura feminina condicionada aos ditames do sistema patriarcal, conservador e tradicional.



Resumo Inglês:

The relationship between the world of life and the world of art is one of constant interaction and exchange, in which the discursive thread of fictional narratives evinces the representation of social structures and spaces demarcated by discursively constituted subjects. Thinking about this interaction, this paper aims to analyze the protagonist of Clarice Lispector’s short story “A bela e a fera ou a ferida grande demais” based on Bakhtin’s (2011; 2014; 2015; 2018) and Volóchinov’s (2019) writings in order to discuss the marks of otherness that emerge in and between the characters in the fictional narrative. We conclude that the author fictionally creates a clash between the social structures represented by the protagonist’s made-up face and the beggar’s purulent wound, evinced by the marks of otherness in the constitution of the characters and, in a more accentuated way, in the creation of the female character, conditioned to conservative and traditional patriarchal dictates.