A abertura das escolas de circo no Brasil favoreceu uma amplitude para a aprendizagem dos saberes circenses e abrigaram uma dimensão interdisciplinar dessas práticas, apresentando-se como proposta à formação de novos artistas circenses. Para expandir esse diálogo, este artigo visa refletir sobre a formação do circense brasileiro e os desdobramentos pedagógicos desenvolvidos por Amercy Marrocos e Delisier Rethy, que trabalharam como professoras em escolas de circo no Brasil, demonstrando que era possível formar pessoas nascidas “fora da lona”. Essas mestras colocaram às avessas muitos valores depositados à presença da mulher no universo circense e construíram narrativas sob referenciais femininos na formação e na pedagogia dos saberes do circo, ampliando a influência das artes circenses na cena brasileira.
The opening of circus schools in Brazil favored a range for learning circus knowledge and sheltered an interdisciplinary dimension of these practices, presenting itself as a proposal for the formation of new circus artists. To expand this dialogue, this article aims to reflect on the formation of the circus in Brazil and the pedagogical developments developed by Amercy Marrocos and Delisier Rethy, who worked as teachers in Brazilian circus schools, demonstrating that it was possible to train people born “off the canvas”. These masters turned upside down many values deposited to the presence of women in the circus universe and built narratives based on female references in the formation and pedagogy of circus knowledge, expanding the influence of circus arts in the Brazilian scene.
La apertura de escuelas de circo en Brasil favoreció una gama para el aprendizaje de saberes circenses y cobijó una dimensión interdisciplinaria de estas prácticas, presentándose como una propuesta para la formación de nuevos artistas circenses. Para ampliar este diálogo, este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la formación del circo en Brasil y los desarrollos pedagógicos desarrollados por Amercy Marrocos y Delisier Rethy, quienes actuaron como maestras las escuelas de circo brasileñas, demostrando que era posible formar personas nacidas “fuera de la lona”. Estas maestras trastornaron muchos valores depositados sobre la presencia de la mujer en el universo circense y construyeron narrativas a partir de referentes femeninos en la formación y pedagogía del saber circense, ampliando la influencia de las artes circenses en la escena brasileña.