O artigo propõe uma análise da produção e consumo de música a partir dos ideais da Ideologia Califórnia. Entende-se que essa ideologia contém elementos para compreender os avanços da tecnologia contemporânea e as diversas práticas que dela derivam. Considera-se a transformação dos diversos aspectos da vida cotidiana a partir da cultura digital, a datificaçãodas informações e a automação de competências. O que será observado a partir doshome studios e a cultura do Faça Você Mesmo (Do-it-Yourself –ou DIY) e da plataformização dos conteúdos culturais, na coleta de dados pessoais e o capitalismo de vigilância.
The article proposes an analysis of the production and consumption of music based on the ideals of the California Ideology. It is understood that this ideology contains elements to comprehend the development of contemporary technology and the various practices derived from it. The transformation of various aspects of daily life is considered through the lens of digital culture, the datafication of information, and the automation of skills. The study will examine aspects such as home studios and the Do-it-Yourself(DIY) culture, as well as the platformization of cultural content, in the context of personal data collection and surveillance capitalism.
El artículo propone un análisisde la producción y consumo de música desde los ideales de la Ideología de California. Se entiende que esta ideología contiene elementos para comprender los avances de la tecnología contemporánea y las diversas prácticas que de ella se derivan. Se considera la transformación de varios aspectos de la vida cotidiana a través de la cultura digital, la datación de la información y la automatización de competencias. Se examinarán aspectos como los home studios y la cultura del Hazlo Tú Mismo (Do-it Yourself-DIY), así como la plataforma de contenidos culturales, en el contexto de la recopilación de datos personales y el capitalismo de vigilancia.