A ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA NEORRELISTA ITALIANA EM STROMBOLI: ZONA DE TENSÕES E CONFRONTOS

Revista Livre de Cinema

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ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA NEORRELISTA ITALIANA EM STROMBOLI: ZONA DE TENSÕES E CONFRONTOS

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: M. M. Pacheco, D. S. Lima
Autor Correspondente: M. M. Pacheco | [email protected]

Palavras-chave: cinema italiano, neoralismo, estética

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Resumo Português:

O objeto de estudo deste artigo é o filme “Stromboli: terra di Dio”, do diretor Roberto Rossellini, inserido no movimento neorrealismo italiano, que é caracterizado por desenvolver uma estética peculiar e uma narrativa fílmica que se aproxima da realidade cotidiana dos indivíduos comuns. Focalizando a relação problemática da protagonista com seu marido por conta das diferenças sociais e culturais existentes. A análise estética emerge através da técnica de investigação da decupagem, que consiste na decomposição e recomposição do filme, visando elementos singulares de cada cena e seu conjunto na obra, estabelecendo relação dialética entre sua forma e conteúdo. Compondo, por meio da contextualização histórica, a relação estética entre as condições objetivas e subjetivas representadas na obra, fundamentando em conceitos sociológicos e cinematográficos desenvolvidos por Norbert Elias e Marcel Martin.