Devido a chegada dos portugueses para colonização do Brasil e, posteriormente, de outros povos para atender à s demandas da nação, o Ãndio não teve a oportunidade de demostrar a essência de sua arte. Assim, esta pesquisa de natureza teórica apresenta a importância da preservação das culturas, com ênfase nos artefatos indÃgenas e levando em consideração toda a sua simbologia e tradição como forma de comunicação dentro de uma tribo. Também propõe o resgate cultural por meio da ferramenta etnodesign, que tem como objetivo valorizar os processos e as tecnologias de produção desses objetos, interpretando a linguagem e os elementos visuais que compõem os artefatos tradicionais da etnia, com a intenção de apresentá-los ao mercado de uma forma que agregue valor ao produto, tornando-os atrativos à sociedade pós-moderna e/ou contemporânea e contribuindo para a valorização e disseminação da arte indÃgena. Para tal, foi abordado o consumidor multicultural como um público potencial para consumo, pois estes procuram produtos com aspecto histórico de outros povos e tradições culturais. Em suma, procura-se demonstrar que o etnodesign é uma ferramenta eficaz para informar a sociedade sobre a relevância dos artefatos indÃgenas como parte da construção da cultura material da nação brasileira.
From Brazil´s portuguese colonization, the brazilian nation had a surge in production demands. During this surge, the native south americans never had the opportunity to demonstrate the essence of their art. For this reason,
this study of theoretical nature shows the importance of cultural preservation with an emphasis on indigenous artifacts, taking into consideration all this symbolism and tradition as a means of communication whitin the native tribe. Additionally, this study proposes a cultural revival through etnodesign, which aims to enhane the processes and production technologies of these objects and to understand the visual elements that compose the traditional artifacts of the native group with the intent to present them to the market in a way that adds more value to the product. Thus, taking the attractive to contemporary post modern society and adding value to the art. To this end, the multicultural consumer with the potentical public for consumption was approached, as they seek products with significant traits of other cultures and traditions, thus demonstrating that the etnodesign as an affective tool to inform society that native artfacts are part of Brazilian culture.