Experiência e Estratégias de Inovação, do Mestrado Profissional de Gestão da Economia Criativa

Diálogo com a Economia Criativa

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ISSN: 2525-2828 
Editor Chefe: Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Experiência e Estratégias de Inovação, do Mestrado Profissional de Gestão da Economia Criativa

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 7
Autores: Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Autor Correspondente: Eduardo Ariel de Souza Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: economia criativa, design, informação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O desafio da interdisciplinaridade surge como um desafio contemporâneo. Informação e interação, com ênfase no elemento humano, são agentes criadores no desafio de convergir disciplinas diferentes na criação de uma linha de pesquisa. Nesse sentido, o encontro teórico e prático do Design, Cultura e Economia Criativa estimulam reflexões, estudos e pesquisas interdisciplinares e contribuem para compreensão deste fenômeno contemporâneo. Só existiria informação por meio da interação, ainda mais quando se sabe que a instância entre receber e criar pode ser extremamente breve. Assim, o conhecimento é uma mistura fluída e dinâmica de experiência, informação estruturada, processo cognitivo, valores e discernimento, no ato de compreender e agir na vida social. E, sobretudo, o Design (como atividade projetual) centrado no ser humano é, ao seu modo de ver - interpretar, conviver com o entorno social de modo holístico e ético, não sendo esquecido o potencial do ser humano e a sua capacidade inesgotável de evoluir e de aprender.



Resumo Inglês:

The challenge of interdisciplinary emerges as a contemporary challenge. Information and interaction, with an emphasis on the human element, are creative agents in the challenge of converging different disciplines into a theme of research. Accordingly, the meeting of the theoretical and practical Design, Culture and Creative Economy stimulate reflections, studies and interdisciplinary research and contribute to understanding of this contemporary phenomenon. Information exists only through interaction, even more when you know that distance between receiving and creating can be extremely brief. Thus, knowledge is a fluid and dynamic mix of: experience, structured information, cognitive processes, values and judgment in the act of understanding the social life. Still on the current research considers the effect of insight - one can say that due to the interaction fluid that database in visual format, generally less intuitive for the final user compared to the conceptual model when one does not do user testing. Above all, the Design (such as project activity) must have human-centered approach, in it viewing and interpreting live with by the social environment in a holistic and ethical way - not being overlooked the potential of the human being and his inexhaustible capacity to evolve and learning.