Este trabalho refere-se à conjunção tecnologia-educação matemática. Apresenta o relato de uma experiência desenvolvida com estudantes universitários, ao trabalharem num ambiente computacional com uma proposta didática diferenciada, baseada na visualização e na experimentação. São reportadas observações que mostram características do trabalho realizado pelos estudantes e docentes no ambiente em que foi realizada a experiência e algumas conclusões vinculadas aos objetivos deste estudo, referentes à descrição e análise de: 1) as relações professor aluno-conhecimento matemático num ambiente computacional e 2) o papel do computador como agente motivador e promotor de mudanças na abordagem de alguns tópicos de Matemática; neste caso particular, as cônicas.
This paper refers to the conjunction of technology and mathematics education. It presents an experiment developed with college students while working in a computer environment, employing a didactic approach based on visualization and experimentation. The observations reported show the characteristics of the work done by students and teachers in the computer environment. The conclusions address the aims of the study, which were to describe and analyze (1) the relationships between teacher, student and mathematical knowledge in a computer environment, and (2) the role of the computer as a motivator and promoter of changes in the study of some mathematical topics, such as conic sections, as in this particular case.
El presente trabajo incursiona en la conjunción tecnología-educación matemática. Presenta el relato de una experiencia desarrollada con estudiantes universitarios al trabajar en un ambiente computacional con una propuesta didáctica diferencial basada en la visualización y la experimentación. Se reportan observaciones que muestran características del trabajo realizado por estudiantes y docentes en el ambiente en el cual se llevó a cabo la experiencia y algunas conclusiones vinculadas con los objetivos de este estudio referidos a la descripción y análisis de: 1) las relaciones profesor-alumno-conocimiento matemático en un ambiente computacional y 2) el papel de la computadora como agente motivador y promotor de cambios en el abordaje de algunos tópicos de Matemática, en este caso particular, de las cónicas.