Fronteiras culturais no filme El hombre de al lado

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Fronteiras culturais no filme El hombre de al lado

Ano: 2015 | Volume: 0 | Número: 32
Autores: Pâmela Caroline Stocker
Autor Correspondente: Pâmela Caroline Stocker | [email protected]

Palavras-chave: fronteiras culturais, cinema, comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir da observação de pesquisas sobre as fronteiras culturais, este artigo analisa a construção e representação destas fronteiras no filme argentino El hombre de al lado (2009). O objetivo é analisar e refletir sobre as duas sequências que retratam situações de fronteira entre os personagens principais:
o primeiro encontro entre eles e a festa na qual um deles aparece sem ser convidado. As ações, interações e representações serão observadas a partir de uma dupla relação: dos personagens entre si e com o contexto social e espacial.



Resumo Inglês:

From the observation of research on cultural frontiers, this article analyzes how these boundaries are constructed and represented in the Argentine movie El hombre de al lado (2009). The objective is to analyze and reflect on two sequences that represents boundary situations between the main characters:
the first meeting and the party where one of them shows up without invitation. Actions, interactions and representations will be observed from the sight of a double relation: among the characters and with the social and spatial context.



Resumo Espanhol:

A partir de la observación de investigaciones sobre las fronteras culturales, este artículo analiza cómo se construyen y se representan estas fronteras en la película argentina El hombre de al lado (2009). El objetivo es analizar y reflexionar sobre dos secuencias que representan situaciones de frontera entre los
personajes principales: el primer encuentro y la fiesta donde uno de ellos aparece sin ser invitado. Las acciones, interacciones y representaciones serán observadas desde una doble relación: de los personajes entre sí y con el contexto social y espacial.