A função social, cultural e artística da imagem fotográfica

Reflexão e Ação

Endereço:
Avenida Independência, 2293 - Bloco 10, Sala 1020A - Universitário
Santa Cruz do Sul / RS
96815-900
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index
Telefone: (51) 3717-7543
ISSN: 1982-9949
Editor Chefe: Cheron Zanini Moretti
Início Publicação: 31/10/1990
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

A função social, cultural e artística da imagem fotográfica

Ano: 2015 | Volume: 23 | Número: 1
Autores: P. Peruzzo
Autor Correspondente: P. Peruzzo | [email protected]

Palavras-chave: fotografia, história, reproduções fotográficas, arte, museu

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é analisar as mudanças que ocorreram nas práticas do olhar de uma sociedade acostumada a visualizar imagens a partir de representações pictóricas e das diferentes técnicas da gravura. É, também, tentar compreender como, após o advento da fotografia, no segundo quarto do século XIX, modificaram-se os regimes de visualidade presentes nesta sociedade. É notório que com a disseminação da fotografia, enquanto técnica, alterou-se a relação das pessoas com as imagens, não somente sob prismas artísticos e estéticos, mas sob aspectos sociais, culturais e políticos. Traço um panorama da trajetória da fotografia e explicito sua relação com a arte e com a educação. Para isso, dialogo com as teorias propostas por Boris Kossoy e Rosalind Krauss, que procuram traçar um panorama histórico-cultural da Fotografia, e também, com François Soulages no que tange a pesquisa estética na/da Fotografia. Aproprio-me das proposições de Cerqueira e de Barros para pensar na relação entre fotografia e educação.



Resumo Inglês:

The main objective of this paper is analyze the changes occurred in the practices of the society point of view using images from pictorial and different techniques of engraving and trying, also, to understand how after the advent of photography in the second quarter of the nineteenth century, changes occurs in the visual schemes present in this society. It is well know, with the spread of photography as art, has changed people's relationship with the images, not only in artistic and aesthetic prisms, but in social, cultural and political. This work traces a panorama of photograph trajectory and explicit its relationship to art and education, based in Boris Kossoy and Rosalind Krauss theory’s, seeking to draw a historicalcultural panorama of photography, and also with François Soulages when it comes to aesthetic research on photography. This work use Cerqueira and Barros propositions to think about the relationship between photography and education.



Resumo Espanhol:

El objetivo de este trabajo es analizar los cambios que se produjeron en las prácticas de la mirada de una sociedad que está acostumbrada a ver las imágenes de las representaciones gráficas y las diversas técnicas del grabado. Es, además, tratar de entender cómo, después de la aparición de la fotografía, en el segundo trimestre del siglo 19, cambiaron los planes de la visualidad presente en esta sociedad. Es bien sabido que, con la difusión de la fotografía, mientras que técnica, ha cambiado la relación de las personas con las imágenes, no sólo en relación al prisma artístico y estético, pero en aspectos sociales, culturales y políticos. Muestro un panorama de la trayectoria de la fotografía y explico su relación con el arte y la educación. Para eso, converso con las teorías propuestas por Boris Kossoy y Rosalind Krauss, que buscan dibujar un panorama histórico-cultural de la fotografia, y también, con Francois Soulages con respecto a la investigación estética en la/ de la Fotografia. Me adueño de las proposiciones de Cerqueira y Barros para pensar la relación entre la fotografía y la educación.