A gamificação como alternativa na aprendizagem de programação

Revista Terra & Cultura

Endereço:
Rua Alagoas, 2050 - Centro
Londrina / PR
86020430
Site: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/index
Telefone: (43) 3375-7448
ISSN: 0104-8112
Editor Chefe: Leandro Henrique Magalhães
Início Publicação: 01/09/1981
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A gamificação como alternativa na aprendizagem de programação

Ano: 2023 | Volume: 39 | Número: 76
Autores: Amanda Mika Omuna, Tânia Camila Kochmanscky Goulart
Autor Correspondente: Amanda Mika Omuna | [email protected]

Palavras-chave: ciência da computação, gamificação, programação, educação digital

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A gamificação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos, como educação e treinamento. Atualmente, torna-se um desafio a busca por métodos e motivações  para  o  engajamento  do  aluno  diante  do  aprendizado,já  que  muitos  alunos apresentam dificuldades em se concentrar. Com isso nos questionamos: como fazer com que os alunos se sintam estimulados a aprender e se mantenham interessados? Uma possível resposta poderia  ser  o  uso  do  método  de  gamificação.  Neste  trabalho  apresentamos  uma  pesquisa exploratória  através  do  levantamento  de  dados  sobre  a  aprendizagem  de  programação, realizando uma análise de softwares que possuem gamificação implementada e comparar suas sintaxes com linguagens de programação existentes. Nosso objetivo é investigar e discutir os efeitos do uso da gamificação e como esse método pode trazer benefícios à aprendizagem.



Resumo Inglês:

Gamification is an approach that uses game elements in non-game contexts, such as education and training. Currently, the search for methods and motivations for student engagement in learning has become a challenge, as many students have difficulty concentrating. Therefore, we ask ourselves: how can we make students feel encouraged to learn and stay interested? A possible answer could be the use of the gamification method. In this work we present exploratory research by collecting data on learning programming, carrying out an analysis of software that has gamification implemented and comparing its syntaxes with existing programming languages. Our objective is to investigate and discuss the effects of using gamification and how this method can bring benefits to learning.