A geografia dos cinemas no lazer paulistano contemporâneo: redes e territorialidades dos cinemas multiplex e de arte

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ISSN: 19819021
Editor Chefe: Glaucio José Marafon
Início Publicação: 31/05/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

A geografia dos cinemas no lazer paulistano contemporâneo: redes e territorialidades dos cinemas multiplex e de arte

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 22
Autores: Eduardo Baider Stefani, Júlio César Suzuki
Autor Correspondente: Eduardo Baider Stefani | [email protected]

Palavras-chave: Cinema, Redes, Lazer, Territorialidades, São Paulo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Equipamentos de lazer e cultura, as salas de cinema, que recentemente voltaram a ser social e
midiaticamente discutidas por conta das manifestações populares contrárias ao fechamento do
cinema Belas Artes, desempenharam fundamental papel na produção e reprodução do espaço
urbano paulistano. Em anos recentes, o mercado exibidor cinematográfico paulistano foi
modelado por pelo menos dois equipamentos distintos entre si: os cinemas multiplex,
comumente localizado em shopping-centers, pertencentes a grandes redes empresariais, e os
cinemas voltados para uma programação alternativa ou de arte, via de regra instalados em vias
públicas ou em galerias, que fomentam uma apropriação do espaço que podemos alcunhar de
territorialidade. Considerando tal constructo social, o objetivo primordial foi analisar o
significado das salas de cinema, as ações e apropriações desenvolvidas por seus
frequentadores, na e para a (re)produção do espaço urbano paulistano a partir da década de
1990, elaborando, para tanto, uma compreensão teórico-conceitual embasada nas concepções
de redes geográficas e territorialidades, a partir de revisão bibliográfica, levantamentos
primários e secundários e mapeamentos. A proposta epistemológica foi criar um amalgama
complexo, que não mitigasse nem a relevância dos fatores culturais, causa e consequência dos
cinemas, tampouco desconsiderasse a estruturação e as motivações econômicas dos agentes
que coordenam a organização destes equipamentos. Crê-se, nesse sentido, que o trabalho
subsidiou uma crítica densificada de fenômenos e processos culturais e econômicos
responsáveis, em alguma medida, pela produção do espaço urbano contemporâneo e seus
significados sociais.



Resumo Inglês:

Leisure facilities and culture, cinema, who recently returned to be social and mediatically
discussed on account of public protests opposing to the closure of the Fine Arts Cinema,
played as a key role in the production and reproduction of urban space in São Paulo. In recent
years, the film exhibition market in São Paulo has been modeled by at least two different units
together: the multiplex cinemas, often located in shopping centers, owned by large corporate
networks, and cinemas that are movie-oriented alternative programming, installed in public
streets or in galleries, which foster an appropriation of space we can nickname as territoriality.
Given this social construct, the primary objective was to analyze the meaning of cinema
facilities, the actions and appropriations developed by its visitors, in and for the (re) production of the urban space in the capital of Sao Paulo state starting from the 1990’s,
elaborating for this a theoretical and conceptual understanding based on the concepts of
territoriality and geographical networks, from a literature review, with a primary and
secondary surveys and mappings. The epistemological aim was to create an amalgam
complex that does not mitigate nor the relevance of cultural factors, causes and consequences
of the cinemas, nor disregarding the structure and the economic motivations of agents that
coordinate the organization of such equipment and facilities. It is believed, in this sense, that
the work subsidized a densified critical of phenomena and cultural and economic processes,
responsible, in some extent, by the production of contemporary urban space and its social
meanings.