GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE

EntreLetras

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Cícero da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: A. F. E. Rossi
Autor Correspondente: A. F. E. Rossi | [email protected]

Palavras-chave: gêneros discursivos, avaliatividade, gradação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos.



Resumo Inglês:

The aim of this work is to investigate to what extent the subsystem of Graduation appears in the descriptions of discursive genres in textbooks and the way these descriptions deal with the concept of genre. For this, the Genre Analysis sections from two English language textbooks, volumes 1 and 2, from Prime col lection for the high school were analyzed. The results demonstrate that there is app raisal expressed by the Graduation subsystem in the presented propositions from the textbooks. The Graduation marks, through the evaluative items of Force, show a low level of authors’ modal commitment in relation to the propositions, but at the same time there is a description of the discursive genres (in most cases) considering them as texts with recurrent patterns and not as communicative events.