O texto faz considerações acerca da construção do conhecimento e da assimilação de informações a partir de produtos culturais, em especial livros e filmes. Estabelece similaridades e diferenças entre a atividade do leitor e a do espectador cinematográfico, considerando a distinção entre textos que tendem à narrativa e textos que tendem ao compêndio. Analisa a maneira como o livro e a leitura são representados em dois filmes __ La Lectrice (Uma Leitora Bem Particular), 1988, de Michel Deville, e The Próspero’s Books (A Última Tempestade), 1991, de Peter Greenaway __, considerando-os paradigmáticos de duas possibilidades de leitura/recepção de textos escritos e audiovisuais. Finalmente, reflete sobre padrões de continuidade e ruptura dessas atividades a partir do contexto da internet e da cibercultura.
The text makes considerations concerning the construction of the knowledge and the assimilation of information from cultural products, in special books and films. It establishes similarities and differences between the activity of the reader and of the cinematographic spectator, considering the distinction between texts that tend to the narrative and texts that tend to the compendium. It analyzes the way as the book and the reading _ is represented in two films __ La Lectrice, by Michel Deville, and The Próspero’s Books, by Peter Greenaway __, considering them paradigmatics of two possibilities of reading/reception of written and audiovisual texts. Finally, it reflects on standards of continuity and rupture of these activities from the context of the Internet and the ciberculture.
El texto hace consideraciones referentes a la construcción del conocimiento y a la asimilación de la información de productos culturales, en libros y pelÃculas especiales. Establece semejanzas y diferencias entre la actividad del lector y del espectador cinematográfico, tendo en cuenta de la distinción entre los textos que tienden a la narrativa y a los textos que tienden al compendio. Analiza la manera mientras que el libro y la lectura se representan en dos pelÃculas __ La Lectrice, de Michel Deville, y The Próspero’s Books, de Peter Greenaway __, tenendo en cuenta que ellas son paradigmáticas de dos posibilidades de lectura/recepción de los textos escritos y de los audiovisuales. Finalmente, refleja en los padrones de continuidad y de ruptura de estas actividades por el contexto del Internet y de la cibercultura.