Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut

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ISSN: 1676-2827 (impressa); 2179-9571 (on-line)
Editor Chefe: Prof. Luiz Henrique Barbosa
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Imagens que relampejam: Múltiplas temporalidades no ensaio fotográfico de Guillaume Herbaut

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 18
Autores: Dunya Azevedo
Autor Correspondente: Dunya Azevedo | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia documental, Arte, Imagem dialética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Perdendo gradativamente espaço na mídia impressa desde a concorrência televisual, por volta da década de 1970, a fotografia documental conquista as galerias de arte e o mercado editorial e assume caráter mais crítico e reflexivo. Por outro lado, a fotografia jornalística, em crise de identidade, reforça os cânones visuais das imagens históricas e pouco contribui para a reflexão a respeito da realidade. Neste artigo, o objetivo é discutir as possibilidades da fotografia documental contemporânea no âmbito da arte com base no conceito de imagem dialética, de Walter Benjamin. Parte-se da observação do ensaio fotográfico do fotógrafo francês Guillaume Herbaut na zona radioativa de Chernobyl, imagens feitas 25 anos após o acidente nuclear.