A IMPORTÂNCIA DO DISCURSO ESTÉTICO NA NARRATIVAS INFANTIS

Revista 2020 (março)

Endereço:
Rua João Burjakian - número:203 - Lauzane Paulista
São Paulo / SP
02442150
Site: http://www.revisterritorios.com.br
Telefone: (11) 2231-3648
ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 08/11/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

A IMPORTÂNCIA DO DISCURSO ESTÉTICO NA NARRATIVAS INFANTIS

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: GRAZIELA CAMARGO ZANELATO
Autor Correspondente: GRAZIELA CAMARGO ZANELATO | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Narrativas Infantis; Literatura Infantil; Discurso Estético.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de discurso escolhidos nas narrativas que tem como público avo narrativas para Educação Infantil. Apresenta inicialmente uma revisão crítica da história da literatura infanto-juvenil, segundo Lajolo& Zilberman (2007), e caracteriza os elementos do discurso estético a partir de estudados teóricos como: Perotti (1986), Rezende e Sadroni (in SERRA,2001). Foi feito, também, uma análise das diferenças entre os discursos nas obras infantis dos autores: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Daniel Munduruku, entre outros.



Resumo Inglês:

This article presents a reflection on the discourse process chosen in the
narratives whose target audience is narratives for Early Childhood Education. It presents
initially a critical review of the history of children's literature, according to Lajolo&
Zilberman (2007), and characterizes the elements of aesthetic discourse from studies
theorists such as: Perotti (1986), Rezende and Sadroni (in SERRA, 2001). There was also made a
analysis of the differences between the discourses in the children's works of the authors: Monteiro Lobato,
Ana Maria Machado, Daniel Munduruku, among others.



Resumo Espanhol:

Este artículo presenta una reflexión sobre el proceso discursivo elegido en la
narrativas cuyo público objetivo son las narrativas para Educación Infantil. Presenta
inicialmente una revisión crítica de la historia de la literatura infantil, según Lajolo&
Zilberman (2007), y caracteriza los elementos del discurso estético a partir de estudios
teóricos como: Perotti (1986), Rezende y Sadroni (en SERRA, 2001). También se hizo un
análisis de las diferencias entre los discursos en las obras infantiles de los autores: Monteiro Lobato,
Ana María Machado, Daniel Mundurukú, entre otros.



Resumo Francês:

Cet article présente une réflexion sur le processus de discours choisi dans le
récits dont le public cible est les récits pour l'éducation de la petite enfance. Ça présente
d'abord une revue critique de l'histoire de la littérature jeunesse, selon Lajolo&
Zilberman (2007), et caractérise les éléments du discours esthétique à partir des études
théoriciens tels que : Perotti (1986), Rezende et Sadroni (in SERRA, 2001). Il a également été fait un
analyse des différences entre les discours dans les œuvres pour enfants des auteurs : Monteiro Lobato,
Ana Maria Machado, Daniel Munduruku, entre autres.



Resumo Alemão:

Dieser Artikel stellt eine Reflexion über den Diskursprozess dar, der in der gewählt wurde
Erzählungen, deren Zielgruppe Erzählungen für die frühkindliche Bildung sind. Es zeigt
zunächst eine kritische Auseinandersetzung mit der Geschichte der Kinderliteratur, so Lajolo&
Zilberman (2007) und charakterisiert die Elemente des ästhetischen Diskurses aus Studien
Theoretiker wie: Perotti (1986), Rezende und Sadroni (in SERRA, 2001). Es wurde auch ein gemacht
Analyse der Unterschiede zwischen den Diskursen in den Kinderwerken der Autoren: Monteiro Lobato,
Ana Maria Machado, Daniel Munduruku u.a.



Resumo Italiano

Questo articolo presenta una riflessione sul processo discorsivo scelto nel
narrazioni il cui pubblico di destinazione è narrazioni per l'educazione della prima infanzia. Presenta
inizialmente una rassegna critica della storia della letteratura per l'infanzia, secondo Lajolo&
Zilberman (2007), e caratterizza gli elementi del discorso estetico dagli studi
teorici come: Perotti (1986), Rezende e Sadroni (in SERRA, 2001). È stato realizzato anche un
analisi delle differenze tra i discorsi nelle opere per ragazzi degli autori: Monteiro Lobato,
Ana Maria Machado, Daniel Munduruku, tra gli altri.