A INFLUÊNCIA DO MARKETING VERDE NOS HÁBITOS DE CONSUMO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)

Remark

Endereço:
Av. Francisco Matarazzo, 612
ÁGUA BRANCA / SP
0
Site: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark
Telefone: (11) 3665-9357
ISSN: 2177-5184
Editor Chefe: Claudia Rosa Acevedo
Início Publicação: 31/12/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A INFLUÊNCIA DO MARKETING VERDE NOS HÁBITOS DE CONSUMO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)

Ano: 2011 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Rejane Alexandrina Domingues Pereira Prado, Marli Auxiliadora da Silva, Maíra Cinquini Junqueira, Lia Noronha Nunes Almeida
Autor Correspondente: Rejane Alexandrina Domingues Pereira Prado | [email protected]

Palavras-chave: Marketing, Marketing verde, Hábitos de consumo, Graduandos em administração.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Impactos negativos decorrentes de atividades mercadológicas e industriais sustentadoras das sociedades capitalistas estão explícitos no meio ambiente trazendo conseqüências como a poluição, acúmulo de resíduos e destruição da fauna e flora, entre outras. Decorrente dessa constatação, um número cada vez maior de indivíduos percebe que são parte ativa do processo de destruição do meio ambiente, e que seus atos tanto podem contribuir para agravar como para melhorar tal situação. Considerando essa nova realidade, o objetivo deste estudo consiste na análise da influência do marketing verde nos hábitos de consumo dos estudantes de duas IES, no interior de Minas Gerais, para investigar se eles reconhecem a importância dessa prática e, se, enquanto futuros administradores buscariam incentivá-las em suas empresas. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, para conceituar os temas: marketing verde, comportamento do consumidor e consumo consciente. O instrumento de pesquisa foi o questionário. Os dados coletados foram analisados usando-se o software estatístico SPSS. O estudo possibilitou inferir que há uma enorme distância entre o que os jovens pensam e suas verdadeiras ações em relação às questões ambientais. Apesar dos entrevistados reconhecerem a importância do marketing verde nas empresas, a maioria afirma não serem influenciados por esta prática, de forma que não possuem hábitos de consumo consciente.