Iniciação ao violão através de práticas musicais coletivas: aspectos para a produção de arranjos didáticos

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Iniciação ao violão através de práticas musicais coletivas: aspectos para a produção de arranjos didáticos

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Tamires Lemos Rampinelli, Clayton Daunis Vetromilla
Autor Correspondente: Tamires Lemos Rampinelli | [email protected]

Palavras-chave: iniciação ao violão, práticas musicais coletivas, arranjos didá- ticos, processo de musicalização através do violão

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo apresenta aspectos do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Música (Proemus) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Depois de breve categorização de uma amostragem da produção pedagógica de violonistas brasileiros renomados (ZANON, 2006), discutimos aspectos pertinentes à elaboração de arranjos didá- ticos visando o contexto de aulas coletivas de instrumento. Finalmente, são apresentadas duas versões instrumentais para a canção folclórica O cravo brigou com a rosa, que contemplam os temas discutidos anteriormente. Do ponto de vista teórico, confrontamos França e Swanwick (2002) ao propor um estudo da performance instrumental que contempla criatividade, expressividade e consistência estilística.



Resumo Inglês:

This study aims to present aspects of the research project, which is being developed in the Master’s Program in Music (Proemus) of the Federal University of the State of Rio de Janeiro (Unirio). After creating categories of the pedagogical production of Brazilian guitarists (Zanon, 2006), we approached aspects about the elaboration of arrangements for collective musical study of the instrument. Finally, it presents a guitar arrangement for a Brazilian song “O cravo brigou com a rosa”, by using the fundamental aspects addressed by the text. From a theoretical point of view, we discuss France; Swanwick (2002) proposing an instrumental performance study that contemplates creativity, expressiveness and consistency over style.