INTEGRAÇÃO SAÚDE E EDUCAÇÃO COM O USO DAS TIC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

INTEGRAÇÃO SAÚDE E EDUCAÇÃO COM O USO DAS TIC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO

Ano: 2009 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Ana Kelly de Lima e SILVA Flaviana dos Santos SILVA Carla Cristina ROMANO
Autor Correspondente: Ana Kelly de Lima e SILVA | [email protected]

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC. Ensino médio. Formação de professores. Trabalho educativo. Integração saúde – educação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem o propósito de descrever o processo de formação em serviço de professores de ensino médio em uma escola estadual no município de Ilhéus na tentativa de integrar “saúde-educação” iniciado em março/2009. A pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e o objetivo é o conscientizar os alunos, professores e comunidade acerca dos temas como vulnerabilidade dos jovens às DST/Aids, gravidez precoce, dependência química e suas conseqüências, alimentação saudável, dentre outros. Para tanto, adotou-se como mídias pedagógicas as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. As intervenções têm sido realizadas semanalmente na escola em dois momentos: nas reuniões pedagógicas e Sala de Aula (S.A.); e na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos Laboratórios de Parasitologia e Zoologia de Vertebrados, favorecendo a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. Como resultados das atividades realizadas neste processo de formação em serviço, os alunos e professores puderam desenvolver com praticidade e criatividade os temas propostos. Neste sentido, foi possível observar a recontextualização e a integração das diferentes mídias aos conteúdos curriculares e ao contexto da comunidade escolar como um todo, contando, inclusive com a participação dos gestores, dando vida às teorias educacionais na realidade da escola.