Interações entre a pesquisa e as práticas musicais em uma Orquestra de Câmara na Amazônia

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ISSN: 2764-9954
Editor Chefe: Luís Rocha
Início Publicação: 31/12/2022
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Desenho industrial, Área de Estudo: Artes

Interações entre a pesquisa e as práticas musicais em uma Orquestra de Câmara na Amazônia

Ano: 2023 | Volume: Especial | Número: 1
Autores: Fernando Lacerda Simões Duarte
Autor Correspondente: Fernando Lacerda Simões Duarte | [email protected]

Palavras-chave: Música na Amazônia, Pesquisa em música, Orquestra acadêmica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este relato de experiência docente procura analisar como a pesquisa musicológica pode servir à aprendizagem de música e à transmissão de novos conhecimentos acerca da música e da memória local ao público em geral. Parte-se da atuação de uma orquestra de câmara estruturada no âmbito do ensino técnico de nível médio em uma instituição localizada na Amazônia. A análise se baseia na noção de cânone musical, presente em Carl Dahlhaus, e na sua desconstrução nos processos de ensino, nas relações entre memória e identidade coletivas, em Joël Candau, bem como na presença da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem, a partir do trabalho de Pedro Demo. A relação entre memória e música, neste caso, perpassa a pesquisa arquivística in loco, mas também a audição do repertório praticado em âmbito religioso no presente, a transcrição e a edição do repertório localizado, seu ensaio, performance e outras atividades de difusão da pesquisa por meio da atividade artística tais como explicações dirigidas ao público e notas em programas de concerto. Os resultados apontam para o êxito no engajamento da pesquisa dos participantes da orquestra, mas também os resultados favoráveis do incremento da pesquisa para a própria instituição de ensino.



Resumo Inglês:

This teaching experience report seeks to analyze how musicological research can serve music learning and the transmission of new knowledge about music and local memory to the general public. It starts with the performance of a chamber orchestra structured within the scope of high school technical education in an institution located in the Amazon. The analysis is based on the notion of musical canon, present in Carl Dahlhaus, and its deconstruction in the teaching processes, in the relations between collective memory and identity, in Joël Candau, as well as in the presence of research in the teaching and learning process, the from the work of Pedro Demo. The relationship between memory and music, in this case, permeates the archival research in loco, but also listening to the repertoire practiced in a religious context in the present, the transcription and editing of the localized repertoire, its rehearsal, performance and other research dissemination activities. through artistic activity such as explanations addressed to the public and notes in concert programs. The results point to the successful engagement of the orchestra's participants in the research, but also the favorable results of the research increase for the educational institution itself.



Resumo Espanhol:

Este relato de experiencia docente busca analizar cómo la investigación musicológica puede servir al aprendizaje musical y la transmisión de nuevos conocimientos sobre la música y la memoria local al público en general. Se inicia con la actuación de una orquesta de cámara estructurada en el ámbito de la educación técnica secundaria en una institución ubicada en la Amazonía. El análisis parte de la noción de canon musical, presente en Carl Dahlhaus, y su deconstrucción en los procesos de enseñanza, en las relaciones entre memoria colectiva e identidad, en Joël Candau, así como en la presencia de la investigación en la enseñanza y el aprendizaje. proceso, el de la obra de Pedro Demo. La relación entre memoria y música, en este caso, permea la investigación de archivo in loco, pero también la escucha del repertorio practicado en un contexto religioso en el presente, la transcripción y edición del repertorio localizado, su ensayo, interpretación y otras investigaciones actividades de difusión a través de la actividad artística como explicaciones dirigidas al público y notas en programas de conciertos. Los resultados apuntan al compromiso exitoso de los participantes de la orquesta en la investigación, pero también al aumento de los resultados favorables de la investigación para la propia institución educativa