Interfaces Tangíveis e o Design de Ambientes Educacionais para Co-construção de Narrativas

Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Endereço:
Rua Seis de Agosto, 50 - Bloco V da Reitoria - 2º Piso - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-873
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc
Telefone: (19) 3521-7350
ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Interfaces Tangíveis e o Design de Ambientes Educacionais para Co-construção de Narrativas

Ano: 2016 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: J. Gutiérrez
Autor Correspondente: J. Gutiérrez | [email protected]

Palavras-chave: interfaces tangíveis, ambientes educacionais, narrativas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).