JEAN ROUCH, PIERRE PERRAULT, OLNEY SÃO PAULO: REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS NO DOCUMENTÁRIO CINEMATOGRÁFICO.

INTERFACES BRASIL/CANADÁ

Endereço:
UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000
Canoas / RS
92010-000
Site: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/interfaces
Telefone: (51) 3476-8708
ISSN: 19845677
Editor Chefe: Maria Bernadette Porto
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

JEAN ROUCH, PIERRE PERRAULT, OLNEY SÃO PAULO: REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS NO DOCUMENTÁRIO CINEMATOGRÁFICO.

Ano: 2011 | Volume: 11 | Número: 12
Autores: Claudio Gledson Novaes
Autor Correspondente: C. G. Novaes | [email protected]

Palavras-chave: cinema; documentário; representação; identidade; discurso; representation; identity; discourse

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Analisamos o diálogo entre os documentários Eu, um negro (1959), Pour la suíte du monde (1963)1 e Sinais de chuva (1976), respectivamente de Jean Rouch (1917-1984), Pierre Perrault (1927) e Olney São Paulo (1936-1978), discutindo a problemática ética do discurso identitário na representação moderna do documentarismo cinematográfico da França, Canadá e Brasil.

Resumé: Nous avons analysé le dialogue entre les documentaires Moi, un noir (1959), Pour la suite du monde (1963) et Sinais de Chuva (1976), respectivement, de Jean Rouch (1917-1984), Pierre Perrault (1927) et Olney São Paulo ( 1936-1978), discutant le problème de l’éthique du discours d’identité dans la représentation moderne de films documentaires de France, le Canada et le Brésil.

Mots-clés: cinéma; documentaire; represéntation; identité; discours.

Abstract: We analyze the dialogues in the documentaries Eu, um negro, Pour la suíte du monde and Sinais de Chuva, by Jean Rouch, Pierre Perrault and Olney São Paulo respectively
in order to discuss the ethics of identitary discourse in the aesthetic modernization of cinematographic documentaries in France, Canada and Brazil.

Keywords: cinema; documentaries; representation; identity; discourse.



Resumo Inglês:

Analisamos o diálogo entre os documentários Eu, um negro (1959), Pour la suíte du monde (1963)1 e Sinais de chuva (1976), respectivamente de Jean Rouch (1917-1984), Pierre Perrault (1927) e Olney São Paulo (1936-1978), discutindo a problemática ética do discurso identitário na representação moderna do documentarismo cinematográfico da França, Canadá e Brasil.

Resumé: Nous avons analysé le dialogue entre les documentaires Moi, un noir (1959), Pour la suite du monde (1963) et Sinais de Chuva (1976), respectivement, de Jean Rouch (1917-1984), Pierre Perrault (1927) et Olney São Paulo ( 1936-1978), discutant le problème de l’éthique du discours d’identité dans la représentation moderne de films documentaires de France, le Canada et le Brésil.

Mots-clés: cinéma; documentaire; represéntation; identité; discours.

Abstract: We analyze the dialogues in the documentaries Eu, um negro, Pour la suíte du monde and Sinais de Chuva, by Jean Rouch, Pierre Perrault and Olney São Paulo respectively
in order to discuss the ethics of identitary discourse in the aesthetic modernization of cinematographic documentaries in France, Canada and Brazil.

Keywords: cinema; documentaries; representation; identity; discourse.



Resumo Francês:

Analisamos o diálogo entre os documentários Eu, um negro (1959), Pour la suíte du monde (1963)1 e Sinais de chuva (1976), respectivamente de Jean Rouch (1917-1984), Pierre Perrault (1927) e Olney São Paulo (1936-1978), discutindo a problemática ética do discurso identitário na representação moderna do documentarismo cinematográfico da França, Canadá e Brasil.

Resumé: Nous avons analysé le dialogue entre les documentaires Moi, un noir (1959), Pour la suite du monde (1963) et Sinais de Chuva (1976), respectivement, de Jean Rouch (1917-1984), Pierre Perrault (1927) et Olney São Paulo ( 1936-1978), discutant le problème de l’éthique du discours d’identité dans la représentation moderne de films documentaires de France, le Canada et le Brésil.

Mots-clés: cinéma; documentaire; represéntation; identité; discours.

Abstract: We analyze the dialogues in the documentaries Eu, um negro, Pour la suíte du monde and Sinais de Chuva, by Jean Rouch, Pierre Perrault and Olney São Paulo respectively
in order to discuss the ethics of identitary discourse in the aesthetic modernization of cinematographic documentaries in France, Canada and Brazil.

Keywords: cinema; documentaries; representation; identity; discourse.