JOGO DE TABULEIRO: uso de analogia como recurso cognitivo para o aprendizado de estratégia empresarial na graduação

Formação@Docente

Endereço:
Rua da Bahia, 2020, Lourdes
Belo Horizonte / MG
30160-012
Site: http://pe.metodistademinas.edu.br/ojs/index.php/fdc
Telefone: 3199134615
ISSN: 2237-0587
Editor Chefe: Rodrigo Itaboray Frade
Início Publicação: 30/09/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

JOGO DE TABULEIRO: uso de analogia como recurso cognitivo para o aprendizado de estratégia empresarial na graduação

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores:
Autor Correspondente: Eduardo Bomfim Machado, Sérgio Rafacho | [email protected]

Palavras-chave: Estratégia, Analogias, Jogo empresarial, Prática pedagógica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo de Estratégia Empresarial para os alunos de graduação do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte MG, tem-se mostrado tão útil quanto desafiador. Em se acrescentando os aspetos de múltiplos interesses e formações dos alunos participantes que se sobrepõem a uma base conceitual necessária para o aprendizado de estratégia empresarial. O presente estudo descritivo apresentado em forma de caso pretende apresentar intervenção pedagógica de ensino de estratégia empresarial para alunos de graduação através de jogo de tabuleiro e utilização de analogias como alternativas de exercício e prática complexas de serem conduzidas dentro de sala de aula. Os resultados encontrados inicialmente apontam para uma aceitação da atividade por parte dos alunos, bem como uma consciência ampliada por sobre os conteúdos associados.



Resumo Inglês:

The teaching of Business Strategy to the college students of Centro Universitário Newton Paiva, in Belo Horizonte MG, may be useful as a challenge too. Instead the students have different skills and a large spread of interest, which cover up a necessary back ground to the study and understanding of business strategy. This descriptive article shows a case study over a pedagogic practice to the teaching of business strategy for those college students, using a board game and analogies as substitution of complexes practice alternative and exercises made indoor. The first results lead to a overall accept by the students, as a available form to increase knowledge in this area.