JOGOS DE EMPRESAS E MÉTODO DO CASO: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO

Administração: Ensino e Pesquisa

Endereço:
Rua Beneditinos, 10 - 3º andar - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20081-050
Site: https://raep.emnuvens.com.br/raep/about
Telefone: (21) 2223-1411
ISSN: 2358-0917
Editor Chefe: Prof. Edson Sadao Iizuka
Início Publicação: 31/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração

JOGOS DE EMPRESAS E MÉTODO DO CASO: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO

Ano: 2013 | Volume: 14 | Número: 4
Autores: Sheila Serafim da Silva, Murilo Alvarenga Oliveira, Gustavo da Silva Motta
Autor Correspondente: Sheila Serafim da Silva | [email protected]

Palavras-chave: jogos de empresas; método do caso; aprendizagem em administração.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo analisou a aplicação conjunta das técnicas jogos de empresas e método do caso em comparação à
aplicação exclusiva de jogos de empresas. São apresentados no estudo os fundamentos dos jogos de empresas,
aprendizagem vivencial e método do caso no campo da Problem-Based Learning (pbl) que se desloca das
abordagens convencionais de ensino, centrada no papel do professor, para uma abordagem centrada no aluno.
O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza aplicada, realizada por meio de um experimento
controlado com duas turmas de um curso de administração numa Universidade Pública. O grupo de teste
recebeu as orientações das regras do simulador dinamizadas pelos fundamentos do método do caso ao
contrário do grupo de controle que recebeu as instruções de forma expositiva. Os dados foram coletados com
a aplicação de dois testes de conteúdo e com os resultados do jogo de empresas. A análise ocorreu de forma
quantitativa com tratamento estatístico usando teste de hipótese. Os resultados preliminares da pesquisa
mostraram que não houve diferenças significativas na assimilação do conhecimento de ambas as turmas.
Entre as contribuições do estudo destacam-se as reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em
administração por meio de experimentos controlados.



Resumo Inglês:

This study examined the joint application of business games and the case method, compared to the application of only
business games. The paper presents the fundamentals of business games, experiential learning and the case method
approach within the field of Problem-Based Learning (PBL) which moves from conventional teaching approaches, which
focus on the role of the teacher, to a constructivist approach, which is student-centered. The study is of an applied
research nature, conducted through a controlled experiment with two groups from a management course at a public
university. The test group received orientation on the simulator rules utilizing the case method approach, while the
control group received instructions using the expository method. Two content tests and the results of the business
game were used to gather the data, with quantitative analysis and hypothesis testing subsequently employed. The
preliminary results of the survey show that there were no significant differences in the assimilation of knowledge
between the groups. The use of controlled experiments to assist thinking about the teaching and learning process
within management courses stood out among the study’s contributions.