Jogos eletrônicos e geografia da comunicação: espaço, lugar e mediação na (ciber)cultura do entretenimento

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Jogos eletrônicos e geografia da comunicação: espaço, lugar e mediação na (ciber)cultura do entretenimento

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: L. A. P. Andrade
Autor Correspondente: L. A. P. Andrade | [email protected]

Palavras-chave: Jogos eletrônicos. Geografia da comunicação. Espaço. Lugar. Cibercultura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo discute a relação entre jogos eletrônicos, cibercultura e Geografia da Comunicação, buscando entender as funções do espaço e do lugar no processo de mediação. A hipótese sustenta que o espaço tende a oferecer a base para a criação de um lugar temporário, que pode ser concebido como importante mediador. Para desenvolver a discussão, utiliza-se como referencial os jogos de realidade alternativa (ARG) e as mídias locativas, consideradas expoentes da atual fase da cibercultura. Os ARGs configuram um formato popular na indústria do entretenimento e carregam em si a lógica da Geografia da Comunicação. A pesquisa adota como referencial metodológico o estudo de caso, usando como objeto o ARG CodeRunner (2012).



Resumo Inglês:

This article discusses the relationship between games, cyberculture and Geography of Communication, seeking to understand the role of space and place in the mediation process. The hypothesis holds that space tends to provide the basis for the creation of a temporary place that can be conceived as important mediator. To develop the discussion, I use as a reference the alternate reality games genre (ARG) and locative media, considered exponents of the current phase of cyberculture. The ARGs constitute a popular genre in the entertainment industry and carry in them the logic of Geography of Communication.