José Saramago e o imaginário cristão no cinema
Revista do GELNE
José Saramago e o imaginário cristão no cinema
Autor Correspondente: J. L. A. O. JUNIOR | [email protected]
Palavras-chave: Narrativa literária portuguesa. José Saramago. Literatura e cinema. Análise comparativa
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A construção discursiva da história e seu entrelaçamento no texto literário constituÃram o núcleo de referências da leitura que realizei de A jangada de pedra no último encontro do GELNE em Fortaleza.A abordagem destacava o trânsito e o diálogo entre diferentes modalidades discursivas, que o jogo ficcional de José Saramago (des)orientava para sondar os limites, imprecisos e errantes, entre a ilusão e a experiência de realidade. O imaginário do escritor tem um efeito corrosivo, ao impregnar-se em mitos,crenças, lendas, tradições e consensos históricos,culturalmente consolidados. A incessante indagação a que Saramago submete os saberes e as crenças evidencia a determinação de examinar os processos de que se valem os indivÃduos para criar, interpretar e vivenciar o mundo em que se inserem. Assim, a sondagem expõe as lacunas e a fragilidade das convicções que nos apaziguam ante o casual e o arbitrário.Saramago esgarça ou rompe a falsa completude da visão, expõe as relações desarmônicas entre os discursos que se comunicam, orquestrados por diferentes combinatórias. Ao garantir a pluralidade e a simultaneidade dos desenvolvimentos, a visão do escritor se nega a imagem de completude e a totalidade desejadas.