Luz, câmera, produção: uma análise do processo de criação e utilização de recursos audiovisuais em aulas remotas, híbridas e presenciais

Revista Liberato

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ISSN: 15188043
Editor Chefe: Elizabete Kuczynski Nunes
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Luz, câmera, produção: uma análise do processo de criação e utilização de recursos audiovisuais em aulas remotas, híbridas e presenciais

Ano: 2021 | Volume: 22 | Número: 37
Autores: A. V. Fonseca, L. Carvalho
Autor Correspondente: A. V. Fonseca | [email protected]

Palavras-chave: Produção de recursos audiovisuais, Ensino remoto, Relato de experiência.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo objetiva apresentar e discutir o processo de construção de recursos audio-visuais, para aulas remotas, híbridas e presenciais, utilizando como corpus de análise as ati-vidades desenvolvidas em um curso de extensão, oferecido gratuitamente, para professores e futuros professores. As ações pautaram-se nos aportes teóricos postulados por Gerbase (2006), Kenski (2012), Pires (2010) e Rojo (2017) e foram desenvolvidas remotamente. Os resultados evidenciaram o pouco conhecimento dos participantes, acerca da elaboração desses tipos de produções, como também, a importância de se realizar atividades voltadas para a formação docente na modalidade remota, tendo, em vista, que a produção de recursos audiovisuais, com fins didáticos, tem a potencialidade de tornar a aprendizagem mais significativa, tanto para alunos como para professores, em contextos educativos diversos.



Resumo Inglês:

This article aims present and discusses the process of building audiovisual resources for remote, hybrid, and face-to-face classes, using the activities developed in an extension course offered free of charge to teachers and future teachers as a corpus of analysis. The actions were based on the theoretical contributions postulated by Gerbase (2006), Kenski (2012), Pires (2010) and Rojo (2017), were developed remotely. The results showed the little knowledge of the participants about the elaboration of these types of productions, as well as the importance of carrying out activities aimed at training teachers to teach remotely, considering that the production of audiovisual resources with didactic purposes has the potential to make the learning meaningful, both for students and teachers, in diverse educational contexts.