A mãe de Tarsila: resgatando as obras para piano de Lydia do Amaral

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A mãe de Tarsila: resgatando as obras para piano de Lydia do Amaral

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Durval Cesetti, Nan Qi
Autor Correspondente: Durval Cesetti | [email protected]

Palavras-chave: Lydia do Amaral, piano, composições, compositores desconhecidos, mulheres compositoras

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo descreve a descoberta de um acervo de manuscritos para piano da compositora Lydia do Amaral (1855?-1948), que permaneceram em quase total des-conhecimento até o ano de 2017, quando foram encontrados por familiares dentro de um báu em uma das fazendas da família, perto de Capivari (SP). Para melhor com-preender o valor de suas obras, o artigo tem os seguintes objetivos: (1) realizar um breve resumo biográfico da compositora (baseado em entrevistas com seus familia-res e em poucas fontes bibliográficas que a mencionam); (2) situar as obras dentro de seu contexto histórico, considerando também asituação e os limites impostos pela sociedade a uma compositora mulher no Brasil na época; (3) apresentar análises e descrições de trechos de três obras re-presentativas do acervo. Como resulta-do, o artigo demonstra a alta qualidade composicional e refinamento artístico das peças de Lydia do Amaral, incentivando outros pianistas e pesquisadores a explo-rarem este acervo.



Resumo Inglês:

This article describes the discovery of a collection of piano manuscripts by composer Lydia do Amaral (1855?-1948), which remained in almost total oblivion until 2017, when they were found by fam-ily members inside a trunk at one of the family’s farms, close to Capivari (SP). To better understand the value of her works, the article has the following objectives: (1) to conduct a brief biographical survey of the composer, based on interviews with her family members and on a few bibli-ographical sources that mention her; (2) to situate her pieces within their historical context, also considering the situation and the limits imposed by society on a woman composer in Brazil at that time; (3) to pres-ent analyses and descriptions of excerpts from three representative works from the collection. As a result, the article demon-strates the high compositional quality and artistic refinement of Lydia do Amaral’s oeuvre, encouraging other pianists and re-searchers to explore this collection.