O presente artigo se propõe a fazer uma leitura
sobre a campanha ao governo do estado da ParaÃba
no ano de 1960. Enfocamos em nossa discussão
como o principal candidato, Pedro Moreno
Gondim, evocou, durante todo o perÃodo
de campanha, elementos próprios da cultura
polÃtica e histórica do estado, visando conquistar
legitimidade polÃtica. Utilizamos como fontes
para nossa análise as falas dos jornais
Diário da Borborema, O Norte e A União. Dialogamos
ao longo do texto com os teóricos que
discutem o universo da teatralização polÃtica,
sobretudo Geertz (1998) e Balandier (1982), pór
entendermos que as retóricas utilizadas durante
as campanhas são peças teatrais que contribuem
para sedimentar uma identificação entre os
candidatos e o público, alvo de todo o processo
de disputa simbólica que envolve a polÃtica.
Desse modo, percebemos a constante investida
do candidato em tomar para si o espólio polÃtico
de nomes como o do ex-governador do estado,
João Pessoa, além da evocação constante
de aspectos como bravura, coragem, ousadia,
os quais compõem o imaginário mÃtico da
paraibanidade. Sendo assim, a articulação da
imagem de Pedro Gondim com tais elementos
identitários constitui um belo palco para as
encenações do teatro de sua campanha,
vitoriosa, ao Governo do Estado da ParaÃba.
This article aims to do a reading about the
campaign for governor of Paraiba in 1960.
We focus our discussion as the leading
candidate, Pedro Moreno Gondim, raised
throughout the campaign period, proper
elements of political culture and history of
the state, aiming to gain political legitimacy.
Used as sources for our analysis of the
speeches Gazette Borborema, North Union
and dialogue over the text with the theorists
who discuss the universe of political theatrics,
particularly Geertz (1998) and Balandier
(1982), because we understand that rhetoric
used during the campaigns are plays that
contribute to sediment identification between
the candidates and the public, subject to any
dispute process that involves symbolic politics.
Thus, we see the constant onslaught of the
candidate to take for himself the spoils of
political names like the former state governor,
Joao Pessoa, besides the constant
evocation of aspects such as bravery, courage,
boldness, which make up the imaginary
mythical of ParaÃba. Thus, the articulation of
the image of Pedro Gondim with such evidence
of identity, is a beautiful backdrop for the
staging of the theater of his campaign,
victorious, the Government of the State of
ParaÃba.