Mecanismos de Recomendação no Spotify: uma análise dos elementos que configuram a sugestão de conteúdos musicais na atual interface da plataforma

Revista Culturas Midiáticas

Endereço:
Jardim Universitário - Castelo Branco
João Pessoa / PB
58051-900
Site: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/index
Telefone: (81) 8856-8988
ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Mecanismos de Recomendação no Spotify: uma análise dos elementos que configuram a sugestão de conteúdos musicais na atual interface da plataforma

Ano: 2021 | Volume: 14 | Número: Não se aplica
Autores: DEMARCO, Matheus, SANTOS, Giordanna dos
Autor Correspondente: DEMARCO, Matheus | [email protected]

Palavras-chave: spotify, mecanismos de recomendação, streaming musical, mercado musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem enquanto objeto de estudo a atual interface do Spotifyem sua versão para desktop, com foco no que se propõe o termo "mecanismos de recomendação". Enquanto uma análise de conteúdo, que define os elementos da interface enquanto parte de sua construção, este artigo tem por foco realizar uma observação mais pontual e específica dos modos como a plataforma sugere conteúdos musicais para os usuários, levando em consideração tanto aspectos diretos (facilmente perceptíveis enquanto recomendação) quanto indiretos (elementos textuais e visuais complementares).



Resumo Inglês:

This article has as main topic the current Spotify interface in its version for desktop, focusing on what has been suggestedto name as “recommendation mechanisms”. As a content analysis, that defines the elements of the interface as a part of its construction, this article has as the main goal to develop a more detailed and specific analysis around the ways that the platform recommends content for its users, considering the apparent aspects (easily noted as recommendation mechanisms) and indirect aspects (text and visual elements).



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objeto de estudio la actual interfaz de Spotify en su versión para ordenador, concentrándose en lo que propone llamar de “mecanismos de recomendación”. Como análisis de contenido, que define los elementos de la interfaz como parte de su construcción, el objetivo principal de este artículo es hacer una observación más específico de las formas que la plataforma sugiere contenidos musicales a los usuarios, teniendo en cuenta ambos aspectos directos (fácilmente perceptible como recomendación) e indirectos (elementos textuales y visuales complementarios).