Metadados aplicados às Partituras musicais em meio digital: um estudo comparativo a partir dos Acervos digitalizados de Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim

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ISSN: 27639045
Editor Chefe: Aline Carmes Krüger
Início Publicação: 01/06/1985
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação

Metadados aplicados às Partituras musicais em meio digital: um estudo comparativo a partir dos Acervos digitalizados de Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim

Ano: 2021 | Volume: 31 | Número: 62
Autores: Raquel da Costa Silva, Taiguara Villela Aldabalde
Autor Correspondente: Raquel da Costa Silva | [email protected]

Palavras-chave: metadados, dados, documento musicográfico, partitura, acervos digitalizados

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo objetiva identificar quais são os metadados aplicados às partituras musicais nos Acervos de Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim, para a partir dos mesmos propor um modelo de descrição acurada aos documentos musicográficos. Adota-se o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, sendo a últimaatravés de delimitação por amostragem dos itens dos acervos. Como resultado apresenta-se a sugestão de metadados inclusivos na categoria arquivística e musical a fim de constituírem o modelo de descrição com os seguintes metadados: andamento, arranjador, compositor, compasso, data de criação, data de publicação, dedicatória, direito autoral, editoração, espécie documental, expressividade, forma, gênero documental, gênero musical, instrumentação, idioma, letrista, nota de observação, páginas, quantidade de compassos, técnica de registro, título, tonalidade e versionista. Por fim, conclui-se que para além de propor um modelo de descrição com metadados que sejam especificamente aplicáveis aos documentos do gênero documental musicográfico, o estudo também é contributivo para destacar a reflexão sobre como a Arquivologia é colaborativa e aplicável aos documentos musicográficos.



Resumo Inglês:

The present study aims to identify the metadata applied to the musical scores in the collections of Chiquinha Gonzaga and Tom Jobim, in order to propose a model of accurate description of the musical documents. The method of bibliographic research and documentary research is adopted, the last of which is based on the sampling of items in the collections. As a result, the suggestion of metadata included in the archival and musical category is presented in order to constitute the description model with the following metadata: progress, arranger, composer, bar, creation date, publication date, dedication, copyright, publishing, documental species, expressiveness, form, documental genre, musical genre, instrumentation, language, lyricist, observation note, pages, number of bars, recording technique, title, tone and versionist. Finally, it is concluded that in addition to proposing a model of description with metadata that are specifically applicable to documents of the documental genre Musicographic, the study also contributes to highlight the reflection on how Archival Science is collaborative and applicable to musicographic documents.