Migraciones en el Ámbito del MERCOSUL, un Impulso Hacia el “Modelo Social de Integración” - El Caso de Argentina

Cadernos do Tempo Presente

Endereço:
Rod. Marechal Rondon, S/N - Sala 06 do CECH/DHI - Rosa Elze
São Cristóvão / SE
Site: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/index
Telefone: (79) 3194-7548
ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Migraciones en el Ámbito del MERCOSUL, un Impulso Hacia el “Modelo Social de Integración” - El Caso de Argentina

Ano: 2012 | Volume: 0 | Número: 7
Autores: Laura Lucia Bogado Bordazar
Autor Correspondente: Laura Lucia Bogado Bordazar | [email protected]

Palavras-chave: Migrações, MERCOSUL, Integração Social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão da lei de imigração que desenvolveu o Mercosul em seus 20 anos de existência. Neste sentido, reconhecemos que o nosso processo de integração teve muitos "altos e baixos" no que diz respeito à migração, até que em 2002 assinou acordos de residência do MERCOSUL, segundo os quais o processo toma um impulso como modelo mais social de integração. Além disso, propomos como um exemplo de progresso a nova lei de migração na Argentina, que foi o primeiro país no bloco a modificar totalmente sua política de imigração em conformidade com os acordos citados.

Palavras-chave: Migrações – MERCOSUL – Integração Social.



Resumo Espanhol:

El presente trabajo tiene por finalidad hacer un repaso de la normativa migratoria que ha desarrollado el MERCOSUR en sus 20 años de existencia. En este sentido, reconocemos que nuestro proceso de integración ha tenido muchas “idas y vueltas” respecto al tema migratorio, hasta que en el año 2002 se firman los Acuerdos de Residencia del MERCOSUR, en función de los cuales el proceso tomaun impulso hacia un modelo más social de integración. Asimismo, planteamos como ejemplo de avance la nueva ley de migraciones de Argentina, que fue el primer país del bloque en modificar integralmente su política migratoria en conformidad con lo establecido en los Acuerdos mencionados.

Palabras claves: Migraciones – MERCOSUR – Integración social.