Modelo conceitual para a compreensão da ansiedade na performance musical

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Modelo conceitual para a compreensão da ansiedade na performance musical

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Ioulia Papageorgi, Susan Hallam, Graham Welch, (Tradução de Fernanda T. Zanon)
Autor Correspondente: Ioulia Papageorgi | [email protected]

Palavras-chave: ansiedade na performance musical, saúde do músico, performance musical, educação musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A maior parte das pesquisas realizadas sobre Ansiedade na Performance Musical (APM) tem considerado sua relação com as características internas do intérprete musical, a condição de preparação para a performance e fatores relativos ao ambiente no momento da execução. Os métodos para o seu alívio geralmente têm natureza clínica. Poucas pesquisas situam-se ao redor de um modelo conceitual explícito e abrangente. Este artigo propõe um quadro teórico que retrata a ansiedade no contexto da performance musical como um processo que tem uma dimensão clara de tempo (pré-, durante e pós-performance). O modelo ilustra os prováveis processos que ocorrem a partir do momento em que um artista concorda em participar de uma performance específica e explica como eles podem dar origem tanto a formas mal adaptativas quanto adaptativas da ansiedade na performance. Os efeitos potenciais a longo prazo sobre o artista também são discutidos. Uma descrição detalhada do modelo e as teorias por trás do seu desenvolvimento são seguidas por uma consideração das implicações do modelo e da sua potencial utilidade para pesquisa e educação



Resumo Inglês:

A maior parte das pesquisas realizadas sobre Ansiedade na Performance Musical (APM) tem considerado sua relação com as características internas do intérprete musical, a condição de preparação para a performance e fatores relativos ao ambiente no momento da execução. Os métodos para o seu alívio geralmente têm natureza clínica. Poucas pesquisas situam-se ao redor de um modelo conceitual explícito e abrangente. Este artigo propõe um quadro teórico que retrata a ansiedade no contexto da performance musical como um processo que tem uma dimensão clara de tempo (pré-, durante e pós-performance). O modelo ilustra os prováveis processos que ocorrem a partir do momento em que um artista concorda em participar de uma performance específica e explica como eles podem dar origem tanto a formas mal adaptativas quanto adaptativas da ansiedade na performance. Os efeitos potenciais a longo prazo sobre o artista também são discutidos. Uma descrição detalhada do modelo e as teorias por trás do seu desenvolvimento são seguidas por uma consideração das implicações do modelo e da sua potencial utilidade para pesquisa e educação