Modos de Pensar e Formas de Falar de Jogadores sobre os Conceitos de Energia, Substância e Vida em Videogames
Revista Insignare Scientia - RIS
Modos de Pensar e Formas de Falar de Jogadores sobre os Conceitos de Energia, Substância e Vida em Videogames
Autor Correspondente: L. J. Barbosa | [email protected]
Palavras-chave: perfil conceitual, videogames, ensino de ciências.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O presente trabalho tem como objetivoanalisar a emergência das zonas dos perfis conceituais de Energia,Substânciae Vidaem imagens e em vídeos de jogosde videogameclássicos, que foram apresentados a dois gamers, um licenciando em Química e um professor universitárioda área de Ensino de Química, de instituições diferentes. A partir de entrevista semiestruturada com os participantes, buscamos analisar a emergência dos modos de pensar sobre tais conceitos, a partir de suas formas de falar, quando colocados em situações específicas dos jogos, a partir das imagens e dos vídeos. Nas análises,buscamos associar asformasde falar com os modos de pensar que sãocaracterísticos das zonas de cada um dos perfis conceituais considerados. Percebermos a emergência de várias zonas dos perfis, associados a cada um dos contextos apresentados, em situações dos jogos, levando em consideração o valor pragmático de cada modo de pensar. Ainda, consideramos a proposta como uma possibilidade de ampliar a compreensão sobre conceitos fundamentais na Ciência, em situações foradas salas de aula, ampliando os direcionamentos para o programa de pesquisa em perfis conceituais.
Resumo Inglês:
The present work aims to analyze the emergence of the zones of conceptual profiles of Energy, Substance and Life in images and videos of classic videogames, which were presented to two gamers, a Chemistry student and a university professor in the field of Chemistry Teaching, from different institutions. Based on a semi-structured interview with the participants, we sought to analyze the emergence of modesof thinking about such concepts, based on their ways of speaking, when placed in specific situations in games, based on images and videos. In the analyses, we tried to associate the modesof speaking with the ways of thinking that are characteristic of the zones of each one of the considered conceptual profiles. We perceive the emergence of various zones of the profiles, associated with each of the contexts presented in game situations, taking into account the pragmatic value of each way of thinking. Still, we consider the proposal as a possibility to broaden the understanding of fundamental concepts in Science, in situations outside the classroom, broadening the directions for the research program in conceptual profiles.
Resumo Espanhol:
El presente trabajo tiene como objetivo analizar la emergencia de las zonas de perfiles conceptuales de Energía, Sustancia y Vida en imágenes y videos de videojuegos clásicos, que fueron presentados a dosgamers, un estudiante de Química y un profesor universitario en el campo de la Educación. Química, de diferentes instituciones. A partir de una entrevista semiestructurada con los participantes, se buscó analizar la emergencia de manerasde pensar sobre dichos conceptos, a partir de sus formas de hablar, cuando se colocan en situaciones específicas en juegos, a partir de imágenes y videos. En los análisis intentamos asociar las formas de hablar con las manerasde pensar que son características de las zonasdecada uno de los perfiles conceptuales considerados. Percibimos la emergencia de varias zonas de los perfiles, asociadas a cada uno de los contextos presentados, en situaciones de videojuego, teniendo en cuenta el valor pragmático de cada forma de pensar. Aun así, consideramos la propuesta como una posibilidad para ampliar la comprensión de conceptos fundamentales en la Ciencia, en situaciones fuera del aula, ampliando los rumbos del programa de investigación en perfiles conceptuales.