Movimento neopentecostal e neoesoterismo: um enfoque sob o paradigma da orientalização do Ocidente

Revista do Programa de Pós-graduação em Sociologia

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ISSN: 2176-8099
Editor Chefe: Andreza Tonasso Galli
Início Publicação: 28/02/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Movimento neopentecostal e neoesoterismo: um enfoque sob o paradigma da orientalização do Ocidente

Ano: 2011 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: J. R. Silva
Autor Correspondente: J. R. Silva | [email protected]

Palavras-chave: orientalização, neopentecostalismo, teodiceia, ortodoxia, heterodoxia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Segundo Campbell (1997), o Ocidente sofre um processo de orientalização que se traduz em uma gradativa substituição da teodiceia judaico-cristã, com base na concepção de um Deus pessoal e transcendente que impõe sua vontade e exige obediência, por outra oriental fundada em uma representação imanentista da divindade, que, por sua vez, é mais apropriada a uma sociedade marcadamente antropocêntrica. O objetivo aqui é mostrar que o movimento neopentecostal, com a ressignificação dos conteúdos cristãos, emerge como produto típico desse contexto histórico-cultural e, portanto, está mais apto a trazer respostas às demandas existenciais próprias desse tempo, de onde advém seu êxito na disputa por consumidores de bens e serviços religiosos. Nesse sentido, ele se afasta da ortodoxia do protestantismo tradicional e se aproxima da heterodoxia das tradições religiosas do Oriente. Assim, partindo do pressuposto de que existem similaridades que evidenciam essa aproximação, propõe-se um estudo comparativo entre uma denominação neopentecostal, Igreja Universal do Reino de Deus, e uma instância religiosa que seja representativa das religiosidades de cunho oriental; no caso, a instituição religiosa Perfect Liberty, com a finalidade última de delinear o perfil do sujeito religioso na contemporaneidade.



Resumo Inglês:

According to Campbell (1997), the West undergoes an easternalization process that translates to a gradual substitution of the jewish-christian theodicy, based on the conception of a personal and transcendent God that imposes its will and demands obedience, by an eastern one founded on an immanentist representation of divinity which, in its turn, is more appropriated to a markedly antropocentric society. The goal here is to show that the neopentecoastal moviment, with its resignification of the christian subjects, emerges as a typical product of this historical-cultural context and, therefore, is apter to bring answers to the existential demands proper of this time, hence its success in the dispute for consumers of religious goods and services. In this manner, it drives away from the traditional protestantism’s orthodoxy and approximates the heterodoxy of eastern religious traditions. In accordance, being preestablished that there are similarities that evidence this approximation, we propose a comparative study between a neopentecoastal denomination, Universal Church of the Kingdon of God, and a religious instance that is representative of eastern-oriented religiosities; in the case, the religious institution Perfect Liberty, with the ultimate purpose of delimiting the religious subject’s profile in the contemporanity.