Narrativa Interativa Gamificada e Simpoiética: uma prática pedagógica inventiva para o ensino de Matemática

Revista Diálogos em Educação Matemática (REDEMAT)

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Telefone: (82) 3214-1000
ISSN: 2764-9997
Editor Chefe: Carloney Alves de Oliveira
Início Publicação: 28/11/2022
Periodicidade: Irregular
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Educação

Narrativa Interativa Gamificada e Simpoiética: uma prática pedagógica inventiva para o ensino de Matemática

Ano: 2022 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: João Paladini, Eliane Schlemmer
Autor Correspondente: João Paladini | [email protected]

Palavras-chave: Educação Básica, Ensino de Matemática, Gamificação, Inventividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem origem em uma prática pedagógica inventiva realizada durante a pesquisa “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável”, desenvolvido no contexto do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital -GPedU Unisinos/CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos –UNISINOS. O artigo propõe discutir o processo de ensino e de aprendizagem de matemática com base no pensamento teórico contemporâneo, apresentando reflexões sobre a experiência OnLIFE vivenciada enquanto professor-pesquisador-cartógrafo, objetivando-se a apresentar uma alternativa pedagógica viável. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, e se apropria do método cartográfico de pesquisa intervenção para a produção e a análise dos dados. Compreende-se que em uma sociedade cada vez mais próxima de se tornar onlife é necessário inventar práticas pedagógicas que emergem na/pela cultura digital.



Resumo Inglês:

This article originates from an inventive pedagogical practice carried out during the research “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável”, developed in the context of the Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital -GPedU Unisinos/CNPq, from the Graduate Program in Education at the University of Vale do Rio dos Sinos –UNISINOS. The article proposes to discuss the process of teaching and learning mathematics based on contemporary theoretical thinking, presenting reflections on the OnLIFE experience lived as a teacher-researcher-cartographer, aiming to present a viable pedagogical alternative. The research is qualitative, exploratory and descriptive innature, and uses the cartographic intervention research method for data production and analysis. It is understood that in a society that is increasingly close to becoming OnLIFE, it is necessary to invent pedagogical practices that emerge in/by the digital culture.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene su origen en una práctica pedagógica inventiva realizada durante la investigación “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável”, desarrollada en el contexto del Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital -GPedU Unisinos/CNPq, del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad del Vale do Rio dos Sinos –UNISINOS. El artículo se propone discutir el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas a partir del pensamiento teórico contemporáneo, presentando reflexiones sobre la experiencia OnLIFE vivida como docente-investigadora-cartógrafo, con el objetivo de presentar una alternativa pedagógica viable. La investigación es denaturaleza cualitativa, exploratoria y descriptiva, y utiliza el método cartográfico de investigación de intervención para la producción y análisis de datos. Se entiende que en una sociedad cada vez más próxima a estar OnLIFE, es necesario inventar prácticas pedagógicas que surjan en/por la cultura digital.