NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXERCITANDO OLHARES

Opsis

Endereço:
AV. DR. LAMARTINE PINTO DE AVELAR 1120 Caixa Postal: 536
Catalão / GO
75704120
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis
Telefone: (64) 3441-5309
ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXERCITANDO OLHARES

Ano: 2013 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: C. M. Katrib
Autor Correspondente: C. M. Katrib | [email protected]

Palavras-chave: Narrativas audiovisuais, experiências docentes, ensino de História / audiovisual narratives, teaching experiences, teaching history / Narrativas audiovisuales, experiencias docentes, enseñanza de Historia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto é fruto de experiências compartilhadas com graduandos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU), ao ministrar a disciplina
Construção do conhecimento em História e ao abordar temáticas e metodologias acerca do ensino de História por meio de narrativas fílmicas, literárias
e imagéticas. Aqui abordo, em especial, uma atividade de percepção e sensibilidade realizada com o intuito de propiciar aos graduandos em formação um
entendimento do entrelaçamento entre a narrativa fílmica e literária inseridas
num contexto marcado por sentidos e intencionalidades que precisam ser desveladas. Dessa forma, optamos por promover a interlocução de diferentes narrativas sobre uma mesma temática propondo o exercício do olhar as mesmas,
sendo elas de diversas naturezas: literárias, audiovisuais ou imagens de obras de
arte. Nesse sentido, nos ancoramos no romance Moça com Brinco de Pérola, de
Tracy Chevalier, no filme produzido com base na obra literária de mesmo nome
e, também, analisando a pintura que dá nome ao livro e ao filme. A trama se
passa na Holanda do século XVII e narra a história de uma jovem camponesa
que por dificuldades financeiras, vai trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um
renomado pintor de sua época, e com ele aprende a exercitar o olhar e a enxergar
para além do que os olhos veem.



Resumo Inglês:

This text is the result of shared experiences with graduates of Pedagogy of the Federal University of Uberlândia - School of Integrated Sciences Pontal: FACIP / UFU, teaching the subjective construction of knowledge in History and addressing issues and methodologies about teaching history through
film narratives, and literary imagery. In this, I discuss, in particular, an activity ofperception and sensitivity done with the aim of providing training to students
in an understanding of the interconnectedness of literary and filmic narratives
inserted in a context of meanings and intentions that need to be uncovered.
Thus we chose to promote the interchange of different narratives about the
same topic in order to awaken in students the necessity of exercising the view
on the narratives whether literary, visual or images of artwork. Accordingly, we
took the novel Girl with Earring Pearls, the film based on the literary work of
the same name, and also analyzing the painting that gives name to the book
and the movie. The plot takes place in the Netherlands, century XVII, and tells
the story of a peasant girl who struggled financially, will work in the Johannes
Vermeer’s house, a renowned painter of his time, and she learns to exercise look
and see beyond what the eyes see.



Resumo Espanhol:

El presente texto es fruto de experiencias compartidas con graduandos de los cursos de Pedagogía de la Universidad Federal de Uberlândia
– Facultad de Ciencias Integradas del Pontal (FACIP/UFU), al ministrar la
disciplina Construcción del conocimiento en Historia y al abordar temáticas
y metodologías acerca de la enseñanza de Historia por medio de narrativas fílmicas, literarias y de la imagen. Acá abordo, en especial, una actividad de percepción y sensibilidad realizada con el objetivo de propiciar a los graduandos
en formación un entendimiento del entrelazamiento entre la narrativa fílmica y
literaria insertadas en un contexto marcado por sentidos e intencionalidades que
necesitan ser desveladas. De esta forma, optamos por promover la interlocución
de diferentes narrativas sobre una misma temática proponiendo el ejercicio del
mirar las mismas, siendo ellas de diversas naturalezas: literarias, audiovisuales o
imágenes de obras de arte. En este sentido, basamos en el romance Chica con
Pendiente de Perla, de Tracy Chevalier, en la película producida con base en la
obra literaria de mismo nombre y, también, analizando la pintura que da nombre al libro y a la película. La trama se pasa en Holanda del siglo XVII y narra la
historia de una joven campesina que por dificultades financieras, va a trabajar en
la casa de Johannes Vermeer, un renombrado pintor de su época, y con él aprende a ejercitar el mirar y a percibir para más allá de lo que los ojos ven.