NEGLIGÊNCIA POR OMISSÃO: O QUE OS ESQUECIDINHOS NOS ENSINARAM? UMA ODISSEIA PELOS AVANÇOS CIENTÍFICOS E PESQUISAS RECENTES POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Liceu On-line
NEGLIGÊNCIA POR OMISSÃO: O QUE OS ESQUECIDINHOS NOS ENSINARAM? UMA ODISSEIA PELOS AVANÇOS CIENTÍFICOS E PESQUISAS RECENTES POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor Correspondente: M. C .A. Todorov | [email protected]
Palavras-chave: negligência da omissão, tomada de decisão de compra, confiança na marca, estratégias de comunicação de marketing.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A negligência da omissão é um fenômeno que envolve a falta de sensibilidade às informações ausentes em um estímulo de comunicação, como propagandas, argumentos de vendas e catálogos. A literatura indica que especialistas reconhecem a omissão de informação e não-especialistas a negligenciam, mostrando como o conhecimento prévio influencia a tomada de decisão. A falta de consciência em relação à ausência de informações pode levar os consumidores a fazer julgamentos excessivamente favoráveis e a tomar decisões de compra precipitadas com base em informações limitadas. Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os avanços e as pesquisas recentes acerca da negligência da omissão a partir de 2015, comparando-os com os resultados de estudos anteriores. Os resultados contribuíram para ampliar o conhecimento sobre o fenômeno e identificar fatores relevantes que influenciam a sensibilidade dos consumidores à falta de informações. O número de pesquisas sobre a negligência da omissão tem aumentado ao longo do tempo. Isso indica um crescimento no interesse acadêmico pelo tema nos últimos anos.
Resumo Inglês:
Omission neglect is a phenomenon that involves a lack of sensitivity to missing information in a communication stimulus, such as advertisements, sales pitches, and catalogs. The literature suggests that experts recognize information omission while non-experts tend to overlook it, highlighting how prior knowledge influences decision-making. The lack of awareness regarding missing information can lead consumers to make overly favorable judgments and hasty purchase decisions based on limited information. This study aimed to identify and analyze advancements and recent research on omission neglect since 2015, comparing them with the findings of earlier studies. The results contributed to expanding our understanding of the phenomenon and identifying relevant factors that influence consumer sensitivity to missing information. The number of studies on omission neglect has increased over time, indicating a growing academic interest in the subject in recent years.