Neste artigo, objetivamos analisar a inserção do CD “Carnaval da Saudade” nas políticas culturais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, no contexto de disputas pela hegemonia cultural e política na cidade de Belém. A pesquisa é documental e bibliográfica. A partir do estudo de caso, buscamos localizar o mote desta política cultural e suas recepções e repercussões sociais. Usamos os conceitos de identidade, política cultural e recepção. Formulamos estas teses centrais: 1) A política cultural estatal expressou uma mobilização institucional a fim de manter grupos políticos hegemônicos no poder; 2) As recepções e repercussões ao projeto governamental contaram com consentimentos, oposições e contradições, relacionadas, em grande medida, aos interesses de outros sujeitos e grupos sociais envolvidos.
In this article, we intend to analyze the insertion of the CD “Carnival of Nostalgia” in the cultural policies of the Pará State Culture Department, in the context of the claiming for political and cultural hegemony in the city of Belém. The research is based on documentary and bibliographical sources. By means of a case study, we seek to locate the core of this cultural policy, as well as its social repercussions and responses. We apply the concepts of identity, cultural policy and social reception. We establish as main theses: 1) the state cultural policy expressed a form of institutional mobilization in order to maintain hegemonic political groups in power; 2) the responses and repercussions concerning the governmental project faced acceptance, opposition and contradictions related mostly to the interests of other agents and social groups involved.
Pretendemos en este artículo analizar la inserción del CD “Carnaval de la Nostalgia” en las políticas culturales del Departamento de Cultura del Estado de Pará relacionadas con la disputa por la hegemonía política y cultural en Belém. La investigación se basa en fuentes documentales y bibliográficas. Centrados en un estudio de caso, buscamos rastrear el núcleo de la política cultural, así como sus resultados y evaluaciones sociales. Aplicamos los siguientes conceptos: identidad, política cultural y recepción social. Establecemos como tesis principales: 1) la política cultural del Estado expresó una forma de movilización institucional para mantener el poder de los grupos políticos hegemónicos; 2) valoraciones y repercusiones sobre el proyecto de gobierno enfrentaron aceptaciones, oposiciones y contradicciones relacionadas, en su mayoría, con los intereses de otros agentes y grupos sociales.