O chapéu do Teemo produção de comunidade em League of Legends

REU - Revista de Estudos Universitários

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ISSN: 2177-5788
Editor Chefe: Maria Ogécia Drigo
Início Publicação: 01/06/1968
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O chapéu do Teemo produção de comunidade em League of Legends

Ano: 2020 | Volume: 46 | Número: 2
Autores: T. Postali, T. R. Iuama
Autor Correspondente: T. Postali | [email protected]

Palavras-chave: Comunidade. Jogo. League of Legends.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta uma reflexão sobre a produção de comunidades de jogadores do gênero MOBA (arena de batalha multijogador online), tendo a empresa Riot Games e o seu título League of Legends, como objeto de estudo. Para tanto, utiliza pesquisa bibliográfica em periódicos e considerações sobre um documentário específico sobre a empresa. A partir de teóricos como Huizinga e Caillois, que apresentam reflexões sobre jogos, e Martin Buber, Edgar Morin e Benedict Anderson, que abordam conceitos de comunidade, o trabalho aponta como a construção dessas comunidades gamers se aproxima da ideia de nação, sendo um produto arquitetado e, portanto, distante da ideia de comunidade buberiana.



Resumo Inglês:

The paper presents a reflection on the production of communities of players of the genre MOBA (multiplayer online battle arena), having the company Riot Games and its title League of Legends as object of study. For that, it uses bibliographic research in periodicals and considerations about a specific documentary about the company. Based on theorists such as Huizinga and Caillois, who present considerations about games, and Martin Buber, Edgar Morin and Benedict Anderson, who discuss community concepts, the work points out how the construction of these gamer communities approaches the idea of nation, being a product and therefore distant from the idea of Buber’s community.



Resumo Espanhol:

El artículo presenta una reflexión sobre la producción de comunidades de jugadores del género MOBA (arena de batalla multijugador en línea), teniendo a la compañía Riot Games y su título League of Legends como objeto de estudio. Para ello, utiliza la investigación bibliográfica en publicaciones periódicas y consideraciones sobre un documental específico sobre la empresa. Basado en teóricos como Huizinga y Caillois, que presentan consideraciones sobre los juegos, y Martin Buber, Edgar Morin y Benedict Anderson, que discuten conceptos de la comunidad, el trabajo señala cómo la construcción de estas comunidades de jugadores se acerca a la idea de que la nación es un producto y por lo tanto distante de la idea de una comunidad buberiana.